O treinador Ilídio Vale afirmou hoje que a selecção portuguesa de futebol vai encarar qualquer adversário no Mundial de sub-20 sem receios, mesmo reconhecendo que pode não ter a mesma qualidade que outras equipas.

No último dia de um estágio de preparação, o técnico disse que «quem vai participar num Mundial sabe que vai estar na elite» e que «vai competir num espaço onde há selecções com muita qualidade».

«Se estamos apurados para um Mundial é porque também temos alguma qualidade. Não temos medo de competir seja com quem for, sabendo que podemos não ter as mesmas condições qualitativas, mas temos outras que nos permitem encarar qualquer adversário sem receio», considerou.

Ilídio Vale garantiu que Portugal tem «de perseguir sempre a vitória, porque é a única forma de fazer crescer os jogadores, as equipas».

«O nosso maior adversário será, provavelmente, o tempo que poderemos ter para preparar esse Mundial. Outro aspecto é a preocupação que os jogadores que eu venha a convocar tenham competição até ao final do ano. Esses, penso que possam ser os nossos principais adversários», afirmou.

Para o Mundial da Colômbia, de 29 de Julho a 20 de Agosto, Ilídio Vale diz que «globalmente o grupo está definido, mas há algumas variáveis que poderão condicionar esse grupo, porque ainda falta muito tempo».

«Mas estou um pouco mais à vontade com esta selecção, porque começa a ter alternativas muito credíveis. Este plantel foi crescendo, quer em qualidade, quer no número de jogadores que começam a ficar disponíveis para integrar este espaço», referiu.

No fecho do estágio, Ilídio Vale fez «um balanço muito positivo» dos dois dias em que pôde trabalhar com os jogadores, garantindo que continua a contar os jogadores que, por terem compromissos ou por opção, ficaram fora deste estágio.

O lateral esquerdo Mário Rui disse que na Colômbia vão «pensar jogo a jogo» e que sabem que vão «encontrar selecções muito poderosas».

«Também temos tido um bom ritmo, porque temos todos jogado bastante nos clubes. É verdade que nas selecções sul-americanas há nomes sonantes, que podem pôr algum respeito. Mas dentro do campo somos 11 para 11», afiançou.

Depois de na tarde de terça-feira o seleccionador português, Paulo Bento, ter assistido ao treino, hoje foi a vez do seu adjunto Leonel Pontes, que teve a companhia de Rui Jorge e Romeu, treinador e adjunto dos sub-21, respectivamente.