O treinador de futebol de sub-20, Ilídio Vale, evitou hoje prometer resultados semelhantes aos dos Mundiais de 1989 e 1991, nos quais Portugal foi campeão, mas prometeu competitividade.

Ilídio Vale chamou 21 jogadores para o Mundial da Colômbia, de 29 de Julho a 20 de Agosto, e evitou fazer promessas ou colocar alguma fasquia em relação às metas de Portugal na competição, que no passado já deu alegrias ao país.

«O compromisso é que jogaremos e lutaremos até ao limite das nossas capacidades pelo sucesso. Partimos para cada jogo com muita ambição e convicção do que somos capazes de fazer», disse o técnico, em conferência de imprensa.

As jóias da coroa das selecções jovens portuguesas continuam a ser os Mundiais de Riade e de Lisboa, então com uma geração onde surgiam nomes com João Vieira Pinto, Rui Costa ou Luís Figo, mas o técnico fala em tempos diferentes.

«Espero que tenha semelhança nos resultados, seria extraordinário, mas são momentos e jogadores completamente diferentes. Falta de espaço aos jogadores portugueses nos campeonatos principais, há um défice de experiência», comentou.

Ilídio Vale explicou que na actual convocatória essa é a maior desvantagem dos jogadores, a falta de experiência em Ligas profissionais.

«Nesta convocatória, o jogador [Rafael Bastos] que tem mais tempo de utilização em campeonatos profissionais, na Liga de Honra, só o tempo de jogo dele equivale a dez da mesma convocatória. Dez juntos tiveram o mesmo tempo de um só», justificou.

Para o treinador o torneio da Colômbia irá juntar uma geração de jogadores muito boa, com muitos deles a integrarem os plantéis principais das respectivas selecções e que Portugal surge como a selecção menos valiosa nesse ponto.

«Se calhar a equipa menos valiosa poderá ser a nossa e é isso que queremos inverter», referiu, explicando que não faltará à equipa portuguesa a capacidade de lutar até ao limite e que é isso que pode prometer.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.