"A criação desta selecção pretendeu responder a um certo vazio existente na transição entre o escalão sub-21 e a principal equipa nacional, concorrendo para agilizar o processo de crescimento e formação do jogador português", explicou Simões, em declarações ao site da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Apenas com jogadores nascidos a partir de 1 de Janeiro de 1986, a equipa das quinas integra o Grupo C da competição organizada pela Federação Inglesa de Futebol, juntamente com Polónia, País de Gales e Irlanda do Norte.

Para António Simões, a presença lusa nesta competição "confere precisamente o cunho competitivo a esta etapa que se pretende de maturação e afirmação dos atletas". Além dos defesas internacionais A Gonçalo Brandão (Siena), e Antunes (Roma), Simões vai contar ainda com outros jogadores já chamados à selecção principal, como Yannick Djaló (Sporting), Manuel da Costa (West Ham) e Pelé (Valladolid).

Com Yannick, Ricardo Baptista e Saleiro, o Sporting é o clube mais representado na equipa de Simões, que se concentra terça-feira, na Quinta do Pinheiro, na Nazaré.

Depois da deslocação à Polónia, Portugal vai receber a Irlanda do Norte, a 16 de Novembro, e o País de Gales, a 3 de Março de 2010.

O primeiro classificado de cada um dos três grupos e o melhor segundo vão jogar as meias-finais, entre Fevereiro e Março de 2011, e os vencedores a final, em Maio ou Junho de 2011.

Lista dos 18 convocados:

- Guarda-redes: Ricardo Baptista (Sporting) e Mário Felgueiras (Vitória de Setúbal).

- Defesas: Vasco Fernandes (Celta de Vigo), Nuno André Coelho (FC Porto), Sílvio e Vítor Gomes (Rio Ave), Manuel da Costa (West Ham), Antunes (AS Roma) e Gonçalo Brandão (Siena).

- Médios: Bruno Gama (Rio Ave), Paulo Machado (Toulouse), Pelé (Valladolid) e Hélder Barbosa (Vitória de Setúbal).

- Avançados: Vaz Té (Bolton Wanderers), Vieirinha (PAOK), Saleiro e Yannick (Sporting) e Targino (Vitória de Guimarães).

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.