Fonte da candidatura ibérica confirmou à agência Lusa que os chefes dos dois executivos vão assistir na cidade suíça à última apresentação da candidatura ibérica perante a FIFA (às 09h00, hora de Lisboa) e ao anúncio da atribuição da organização dos Mundiais de 2018 e 2002 (às 15h00).

Cristiano Ronaldo e Iker Casillas, os capitães das selecções de Portugal e de Espanha e companheiros de equipa no Real Madrid, também vão dar a cara pela candidatura ibérica na cerimónia.

A comitiva ibérica a Zurique integra ainda responsáveis políticos pelo Desporto dos dois países, os presidentes das respectivas Federações e Ligas de futebol, os seleccionadores Paulo Bento e Vicente del Bosque e antigos “craques”, como Eusébio, Luís Figo e Fernando Hierro.

Conduzida pelo jornalista da SIC Pedro Mourinho, a apresentação perante a Comissão Executiva da FIFA inclui três vídeos: um conta a história da Península Ibérica e de ambos os países; outro foca pormenores da candidatura e um último lembra momentos altos do futebol português e espanhol.

Da comitiva vão constar ainda os secretários de Estado do Desporto português e espanhol, Laurentino Dias e Jaime Lissavetzky, além dos presidentes da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Gilberto Madail, e da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), Miguel Angel Villar.

Laurentino Dias vai ser o primeiro elemento a falar em nome da candidatura ibérica, seguindo-se intervenção do homólogo espanhol. Em seguida, falará o director da candidatura, o espanhol Miguel Ángel López, terminando a meia hora de apresentação a que tem direito cada um dos projectos com discursos de Madail e Villar.

Os responsáveis máximos pelos campeonatos profissionais de futebol dos dois países, Fernando Gomes e José Luís Astiazaran, vão também integrar o grupo, tal como os dirigentes dos sindicatos de jogadores, respectivamente Joaquim Evangelista e Luís Manuel Rubiales.

Os antigos internacionais por Portugal e Espanha Luís Figo e Fernando Hierro, antigos colegas no Real Madrid, também vão marcar presença na cerimónia, entre outras personalidades, como Eusébio e os seleccionadores Paulo Bento e Vicente Del Bosque.

A Comissão Executiva da FIFA prevê anunciar no dia 2 de Dezembro (quinta-feira), pelas 15h00, qual o projecto vencedor para a organização do Mundial2018 de entre as candidaturas de Portugal/Espanha, Inglaterra, Rússia e Bélgica/Holanda.

Na mesma altura, será também conhecido o anfitrião do Mundial2022, ao qual concorrem Austrália, Estados Unidos, Japão, Coreia do Sul e Qatar.

As candidaturas ao torneio de 2022 vão fazer as derradeiras apresentações na sede da FIFA, em Zurique, na tarde de 1 de Dezembro (quarta¬-feira).

Na manhã seguinte vai ser a vez dos planos propostos para receber o evento em 2018: Bélgica/Holanda (08h00), Espanha/Portugal (09h00), Inglaterra (10h00) e Rússia (11h00).

Os 22 membros da Comissão Executiva vão reunir-se a partir das 13h00, prevendo-se então o anúncio dos vencedores para duas horas depois, pelas 15h00.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.