Portugal venceu a Hungria por 2-0, no Estádio 25 de Abril em Penafiel, num jogo relativo à qualificação para o Euro sub-21 de 2017. Os golos da vitória foram apontados por Bruno Fernandes (35’) e Gonçalo Paciência (56’).

Depois de uma goleada por 6-1 no primeiro jogo de qualificação frente à Albânia, as expectativas em torno desta seleção estavam altas, mas nada que intimidasse estes jogadores que são apenas jovens no bilhete de identidade, tal a maturidade que mostraram esta sexta-feira frente à Hungria.

A seleção portuguesa assumiu sempre o controlo do encontro, construindo lances de ataque bem apoiados e só se pode apontar a falta de pontaria em alguns momentos. Foi uma vitória por dois golos, mas podia ser por bem mais, tais as oportunidades que a seleção criou.

Na primeira parte, Bruno Fernandes (27’) ameaçou num livre direto, que o guarda-redes húngaro achava que resultaria num cruzamento. Nagy teve de se aplicar para desviar a bola para o poste.

O médio da Udinese voltaria a ter novo duelo com o guardião e aí sairia vencedor. Aos 35 minutos atirou de fora da área e fora do alcance de Nagy, fazendo o 1-0. A vantagem ao intervalo era justa perante uma Hungria que se mostrou quase sempre uma presa fácil, chegando raras vezes à baliza de Bruno Varela.

Na etapa complementar, a equipa treinada por Rui Jorge subiu ainda mais o seu nível exibicional e aos 56 minutos mostrou que o coletivo é o segredo desta equipa.

Rony Lopes conduziu a bola, Bruma recebeu-a à entrada da área e devolveu-a ao seu colega, esta depois seguiu para a ala esquerda onde Rafa Soares cruzou para Gonçalo Paciência marcar o segundo golo do encontro no poste contrário (55’).

O resultado deu tranquilidade a Portugal, contudo levou a que a Hungria passasse a subir no terreno com mais frequência. A verdade é que a dupla de centrais (Tobias Figueiredo e Edgar Ié) resolveu as situações de pronto, para descanso de Bruno Varela. Aos 85 minutos, Gonçalo Guedes, que entrou na segunda parte e fez a sua estreia nos sub-21, podia ter feito 3-0 dentro da área, mas o seu remate teve como destino o poste da baliza adversária.

Com este triunfo, Portugal passa a somar seis pontos e lidera o Grupo 4 de qualificação para o Euro 2017, fruto de duas vitórias em dois jogos.