Num jogo que servia para cumprir calendário, Portugal venceu a Sérvia por 2-1, em encontro disputado em Belgrado no Estádio do Partizan. Para a seleção lusa marcaram Nani (5’) e João Moutinho (78’), ao passo que Tosic (65') fez o golo da seleção da casa.

Portugal chegou a Belgrado já com o passaporte carimbado para o Euro 2016 em França e isso foi visível ao longo do encontro. Sem Ronaldo, Coentrão, Ricardo Carvalho e Tiago dispensados, o selecionador Fernando Santos decidiu fazer algumas experiências e promoveu, por exemplo, a estreia de Nélson Semedo.

Mas a verdade é que mesmo que este jogo significasse uma oportunidade para alguns jogadores, pareceu haver algum relaxamento próprio de quem sabe que se estava a jogar a feijões.

Portugal entrou bem no encontro e depressa chegou à vantagem. Danny fez uma bela jogada individual e viu o seu remate ser travado por Stojkovic, porém Nani surgiu na recarga a empurrar a bola para dentro da baliza. Estava assim garantida a vantagem, e quebrado o jejum do extremo que não marcava na seleção desde o encontro Portugal - Estados Unidos a contar para o Mundial 2014.

Depois disso, Portugal recuou as suas linhas e a Sérvia começou a chegar com mais perigo à baliza de Rui Patrício. Tosic aos 32 minutos testou a atenção do guarda-redes português, depois foi a vez de Tadic atirar por cima, e por último Ljajic rematou para mais uma defesa do guardião. A Sérvia crescia a olhos vistos, e Portugal ia tentando sacudir a pressão. Ao intervalo mantinha-se a vantagem lusa.

A equipa da casa continuou a ser a mais perigosa em campo e Tosic acabou por trazer justiça ao resultado. Apareceu na pequena área a rematar de pé esquerdo e a fazer o 1-1. Depois saltou do banco o talismã desta qualificação. João Moutinho, responsável pelo golo frente à Dinamarca que garantiu a viamge até França, entrou em campo aos 70 minutos.

E precisou de apenas oito para receber um passe de Eliseu e rematar de fora da área para um grande golo. Pouco depois os jogadores sérvios perderiam a cabeça e o jogo. Kolarov foi expulso por protestos, porém já tinha sido substituído, e depois foi Matic que viu o vermelho direto por ter agredido André André.

Portugal fecha a qualificação com uma vitória por 2-1, a sétima seguida e inédita na história desta equipa, garantindo 21 pontos em oito jogos.