Cristiano Ronaldo foi uma das principais figuras da fase de qualificação para o Mundial de futebol de 2018, com 15 golos, número mesmo assim insuficiente para ser o melhor marcador europeu.

O avançado português, que foi determinante no apuramento de Portugal, ficou a um golo do polaco Robert Lewandowski, que com 16 ajudou (e muito) a Polónia a assegurar um lugar no torneio que vai decorrer na Rússia.

Mesmo assim, Ronaldo foi o terceiro melhor marcador de todas as confederações, embora exista um número diferente de jogos disputados.

Romelu Lukaku contribuiu com 11 golos na qualificação da Bélgica e o mesmo número alcançou Christian Eriksen na Dinamarca, embora o médio tenha ainda disputado mais dois jogos no ‘play-off’.

A nível de assistências, Joshua Kimmich, jogador do Bayern Munique que tanto atua como defesa ou médio, foi o mais ‘generoso’ de todos, tendo oferecido nove dos 43 golos que a Alemanha marcou em toda a fase.

Na zona sul-americana, o uruguaio Edinson Cavani fez 10 golos, ficando à frente de nomes como do brasileiro Gabriel Jesus e do argentino Lionel Messi, ambos com sete. Neymar foi o ‘rei’ das assistências, com nove.

Em África, Mohamed Salah e Sadio Mané, ambos jogadores do Liverpool, estiveram em destaque, com o egípcio a ser o melhor marcador, com cinco golos, e o senegalês a somar cinco assistências. Nakoulma, do Burkina Faso, terminou com quatro tentos.

Na Ásia, os números são bem diferentes, devido à existência de duas fases de grupos. Ahmed Khalil não vai estar no Mundial2018, mas fez 16 golos ao serviço dos Emirados Árabes Unidos e sagrou-se o melhor marcador, à frente de Al Shalawi, que fez 15 com a Arábia Saudita. O veteraníssimo Tim Cahill, da Austrália, somou 11.

Com 38 anos, Carlos Ruiz fez nove golos com a Guatemala e foi o melhor marcador da zona da América do Norte, Central e Caraíbas, um feito que foi insuficiente para levar a sua seleção à Rússia. Os oito Jozy Altidore e os sete de Pulisic também foram pouco para as ambições dos Estados Unidos, que falharam o apuramento.

O Mundial de 2018 realiza-se na Rússia, de 14 de junho a 15 de julho.