O favoritismo de Portugal no Grupo A de qualificação para o Mundial2022 de futebol vai ser posto à prova no sábado, com a visita à Sérvia, a principal adversária do conjunto luso no ‘caminho’ para o Qatar.

Depois de na quarta-feira se ter estreado na fase de apuramento com um triunfo sobre o Azerbaijão (1-0), em Turim, a formação comandada por Fernando Santos prepara-se para enfrentar o segundo embate no grupo, diante de um adversário que também entrou com o ‘pé direito’ na qualificação, ao bater a República da Irlanda, em casa, por 3-2.

Ambas as seleções seguem com três pontos, pelo que um triunfo permitirá ao vencedor isolar-se, desde já, no topo da classificação do Grupo A, ainda que numa fase ‘embrionária’ da corrida ao Mundial do Qatar.

A Sérvia, atual 30.ª colocada do ‘ranking’ da FIFA, é o único dos quatro adversários que nunca defrontou Portugal numa qualificação para um Mundial, embora já o tenha feito em três apuramentos para campeonatos da Europa, inclusive no mais recente, de 2020, depois de Euro2008 e Euro2016.

No Estádio Rajko Mitic, também conhecido como Marakana, reduto do Estrela Vermelha, Portugal poderá sentir reais dificuldades, mas, por outro lado, encarar o duelo com um conhecimento mais abrangido do oponente, agora treinado por Dragan Stojkovic, que no início deste mês substituiu Ljubisa Tumbakovic, após o falhanço na qualificação para o Euro2020.

Em seis partidas oficiais com a seleção dos Balcãs, Portugal nunca perdeu, tendo vencido por três vezes – duas das quais precisamente nas duas últimas visitas a solo sérvio - e cedido outros tantos empates.

A "fortíssima" Sérvia, como Fernando Santos a classificou na altura do sorteio, em 07 de dezembro último, conta no elenco com nomes de qualidade bem conhecidos do futebol europeu, alguns dos quais já vestiram as ‘cores’ de equipas lusas, casos dos ex-benfiquistas Luka Jovic (Eintracht Frankfurt), Andrija Zivkovic (PAOK) e Filip Djuricic (Sassuolo) ou do ex-sportinguista Nemanja Gudelj (Sevilha).

Além de Marko Grujic, que atualmente representa o FC Porto, por empréstimo do Liverpool, há ainda a registar Dusan Tadic (Ajax), Sergej Milinkovic-Savic (Lazio), Filip Kostic, que já assistiu para vários golos de André Silva no Eintracht Frankfurt, e o goleador Aleksandar Mitrovic (Fulham), autor de dois tentos no triunfo de quarta-feira sobre a República da Irlanda.

O encontro entre Portugal e a Sérvia está agendado para sábado, a partir das 19:45 (hora de Lisboa), em Belgrado. Três dias depois, a equipa das quinas jogará com o Luxemburgo, na Cidade do Luxemburgo, no último encontro desta primeira tripla jornada de qualificação.

A fase de grupos da qualificação europeia para o Mundial2022 decorre até 16 de novembro, sendo que o vencedor de cada um dos 10 grupos apura-se diretamente para a fase final.

Já os segundos classificados vão disputar os ‘play-offs' de apuramento, juntamente com dois vencedores de grupos da Liga das Nações que não consigam qualificar-se diretamente para a fase final ou para os ‘play-offs'.

Destas 12 equipas presentes nos ‘play-offs', que serão disputados em março de 2022, sairão os últimos três representantes europeus no Mundial2022.

O Mundial no Qatar decorrerá fora do habitual período entre junho e julho, devido ao forte calor naquele país nessa altura do ano, com a competição de 2022 a estar prevista para as datas entre 21 de novembro e 18 de dezembro.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.