É hoje inaugurado a Cidade do Futebol, uma obra da Federação Portuguesa de Futebol pensava há mais de dez anos e que servirá de polo agregador das seleções nacionais e da própria FPF.

O espaço, situado nos terrenos entre o Estádio Nacional e a prisão de Caxias, vai receber todas as equipas nacionais de futebol, que, nos últimos anos, dividiram o trabalho de preparação por vários complexos desportivos do país, como são os exemplos de Rio Maior e Óbidos, ou, mais recentemente, no Estádio do Restelo, em Lisboa.

A obra tem um custo estimado de 15 milhões de euros, sendo que tanto a UEFA como a FIFA contribuíram para a sua edificação. O Estado não teve qualquer contribuição na nova casa das Seleções.

Eis alguns números da Cidade do Futebol.

Área de construção de 12.400 metros quadrados. Localizado no Alto da Boa Viagem, a infraestrutura faz parte do Complexo Desportivo do Jamor, apesar de estar numa áarea autónoma. Integra o edifício seda da FPF, o Centro Logístico, o Centro Técnico e o Núclo Central.

O Centro Técnico é constituído por três campos de futebol e um campo de treino de guarda-redes. Tem ainda dois ginásios, piscina, sauna, crioterapia, balneários e áreas de trabalho para a Unidade de Saúde e Performance da FPF.

Terreno onde nasceu a obra, pertencia ao Governo e custou dois milhões de euros. O custo estimado da obra é de 13 milhões de euros. A FIFA e a UEFA comparticipam, a fundo perdido, nos valores de um e seis milhões de euros, respetivamente.

Três milhões de blocos de basalto que existiam no terreno foram reutilizados nos muros e na Cidade do Futebol.

Foram plantadas 11 mil árvores.

O edifício tem 90 painéis de aquecimento solar

A iluminação é feita com lâmpadas LED. Todo o completo tem a classificação mais alta em termos de eficiência energética.

A Cidade do Futebol vai estrear-se com um Torneio de Futebol de Seleções Nacionais de sub-15, entre 1 e 3 de abril, e terá a participação de mais de 84 jogadores distribuídos entre quatro seleções.

A primeira seleção a estagiar no novo centro será a Seleção Feminina de Futebol. A Seleção A de Portugal fará a sua preparação no Euro2016, em França, na Cidade do Futebol.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.