A França, a par de Portugal, é  a equipa que tem mais obrigação de chegar ao Mundial de 2010, pelo posicionamento no ranking da FIFA. A equipa gaulesa, campeã do Mundo e da Europa, em 1996 e em 2000, respectivamente, está longe dos tempos áureos, os tempos de Zidane e companhia. Os tempos em que Portugal foi eliminado nas meias-finais (2-1) desse ido Europeu.

Caso a França não se apure, Raymond Domenech tem a cabeça a prémio e dificilmente seguirá ao comando da selecção. Especial destaque, também, para a convocatória de Cissokho, que se estreia com a camisola gaulesa.

No entanto, apesar de ser a nona melhor selecção do Mundo, a França não tem um adversário fácil pela frente. A República da Irlanda, que muitas vezes se cruzou com a Selecção Nacional em fases de apuramento, só está cotada no 34.º lugar, mas é sempre um adversário complicado.

As duas selecções encontraram-se pela última vez em jogos oficias na fase de apuramento para o Mundial de 2006. A França ganhou fora, por 1-0, e deixou-se empatar em casa. Entre 1954 e 1982, sempre em fase de grupos para Mundiais, defrontaram-se oito vezes, com a França a ganhar pela margem mínima: quatro vitórias, enquanto a Irlanda ficaram com três, sobejando um empate, a zero.  

Nas duas outras partidas, a Grécia (16.º) terá de passar a Ucrânia (22.º), um adversário nada fácil. A selecção helénica, campeã da Europa em 2004, derrotando Portugal por 1-0, no Estádio da Luz, tal como a França, perdeu o fulgor. Curiosamente, estas duas selecções mediram forças pela última vez, em jogos oficiais, no apuramento para o Euro2004, em que ambas venceram os jogos em casa, e para o Mundial de 2006, em que verificou o empate na Ucrânia e a vitória da Grécia em casa.

A Rússia (12.º) disputa o apuramento com a Eslovénia (49.º) e será, apenas, pela segunda vez na história das duas selecções em jogos oficias. A primeira vez aconteceu na fase de grupos de qualificação para o Mundial de 2002, e este duelo ganharam os eslovenos: empataram a um golo na Rússia, e venceram em casa.

O República da Irlanda - França, o Grécia - Ucrânia e o Rússia -Eslovénia realizam-se sábado, dia 14, e quatro dias depois, os irlandeses vão a França, a Ucrânia desloca-se à Grécia e os eslovenos recebem os russos.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.