A confirmação surge uma semana antes do Barcelona-Real Madrid, que vai opor na liga espanhola os melhores jogadores do Mundo de 2008 (Ronaldo) e 2009 (Messi), e depois da goleada “amigável” de quarta feira sobre a Espanha, campeã mundial e da Europa, por 4-0. Este jogo será um novo teste à equipa das “quinas”, que venceu os três encontros disputados sob o comando de Paulo Bento.

Além deste encontro, confirmado no sítio na Internet do organismo que tutela o futebol Mundial, a FIFA, a selecção portuguesa recebe ainda, a 25 de Março, o Chile, em Lisboa, estando também o dia 29 de Março reservado às selecções.

No grupo H de qualificação para o Euro2012, Portugal só volta a jogar a 04 de Junho de 2011 diante da Noruega, no último encontro oficial da presente temporada, sendo que o dia 07 de Junho também é dedicado a jogos internacionais.

A selecção portuguesa encerra a fase de apuramento com a deslocação à Dinamarca, a 11 de Outubro de 2010, depois de receber o Chipre (02 de Setembro) e jogar na Islândia (07 de Outubro).

A equipa das “quinas”, com quatro jogos disputados, soma sete pontos, menos dois que os noruegueses, com menos um jogo, sendo precedida por Dinamarca, com seis, Islândia, com um, e Chipre, sem qualquer ponto, mas todas em apenas três desafios.

Portugal e Argentina vão defrontar-se pela sétima vez, sempre em jogos particulares, com um saldo claramente favorável para os sul-americanos, que somam quatro vitórias contra uma lusa e registam apenas um empate.

O primeiro encontro remonta a 1928, com um nulo, num particular disputado em Lisboa.

Em 1952 e 1954, Portugal recebeu na capital lusa a selecção “albiceleste” em dois amigáveis, perdendo em ambos os desafios por 3-1, com golos de Manuel Vasques e Travassos, respectivamente.

Novamente em Lisboa, em 1961, a selecção portuguesa voltou a sair derrotada, desta feita por 2-0, igual resultado registado três anos depois (1964), no Rio de Janeiro.

A mesma cidade brasileira foi palco do primeiro triunfo luso sobre a Argentina, por 3-1, em 1972, com tentos de Adolfo Calisto, Eusébio e Dinis.

Já Portugal e Chile vão encontrar-se pela terceira vez, mas neste confronto Portugal apresenta um registo muito mais favorável.

No primeiro encontro, em 1928, Portugal bateu o Chile, por 4-2, em Amesterdão, na Holanda, com dois golos de Pepe, um de Vítor Silva e outro de Valdemar Mota, nos Jogos Olímpicos.

Em 1972, as duas selecções disputaram um particular, em Recife, no Brasil, que Portugal venceu, por 4-1, com golos Humberto Coelho, Dinis, Eusébio e Ângulo, na própria baliza.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.