Portugal vai disputar o Grupo B da fase final do Europeu de futebol da categoria de sub-17, juntamente com a Escócia, Alemanha e Suíça, segundo sorteio hoje realizado em Malta, sede da prova.

Ao contrário dos escoceses, que chegam a esta fase da competição pela segunda vez no seu historial, os restantes adversários do combinado de Emílio Peixe são vencedores de torneios anteriores, tal como Portugal, em 2003, tendo os alemãs vencido em 2009 e os helvéticos em 2002.

No Grupo A, ficou a seleção do país organizador, Malta, juntamente com outros três combinados que já conquistaram o título europeu: Inglaterra (2010), Holanda (2011 e 2012) e Turquia (2005).

As partidas da fase de grupos serão disputadas a 09, 12 e 15 de maio, seguindo-se as meias-finais, entre os dois primeiros de cada agrupamento, a 18 de maio, sendo que a final está marcada para 21 de maio, no Estádio Ta’Qali.

Sobre o resultado do sorteio, o selecionador Emílio Peixe considerou "um privilégio" estar entre as oito melhores formações do continente, o que tornará o Europeu "uma tarefa complicada", conforme declarações difundidas na página oficial da Federação Portuguesa de Futebol na internet.

Sem apontar metas desportivas, o treinador prefere encarar a competição “jogo a jogo” e elogiou o valor dos adversários: “Uma Alemanha muito forte, que já tivemos a oportunidade de defrontar no Torneio do Algarve (…), uma Suíça que eliminou a Espanha na Ronda de Elite, e uma Escócia que somou nove pontos - três vitórias em outros tantos jogos - num grupo difícil”.

Emílio Peixe desvalorizou, por outro lado, as condicionantes logísticas que as seleções vão encontrar, que incluem deslocações marítimas para alguns dos jogos, referindo que serão iguais para todos.