A seleção portuguesa de futebol caiu para o sexto lugar na classificação FIFA, hoje divulgada no seu sítio oficial na Internet, e que cuja liderança continua a pertencer à Espanha, bicampeã europeia e campeã mundial.

A equipa das “quinas” desceu uma posição em relação ao último mês e foi ultrapassada na tabela pela Holanda, que subiu quatro lugares.

Na sexta-feira Portugal defronta a Rússia, 11.ª do "ranking", na qualificação para o Campeonato do Mundo, e na terça-feira a Croácia (4.ª), em jogo particular.

O pódio da FIFA continua a ter a Espanha no lugar mais alto (1.614 pontos), seguida da Alemanha (1.416) e da Argentina (1.287).

A poucos dias do início da Taça das Confederações, competição que se disputa um ano antes do Mundial2014, o organizador Brasil desceu três lugares, para a 22.ª posição, mas terá agora a oportunidade de ter mais pontos em jogos oficiais.

Desde há dois anos, em toda a fase de qualificação, a seleção treinada por Luiz Felipe Scolari apenas tem disputado jogos particulares, na qualidade de país anfitrião do Mundial, o que lhe atribui menos pontos na tabela.

Na elaboração deste “ranking”, a FIFA teve em conta os resultados dos jogos disputados até 2 de junho. Os realizados a 04 de junho apenas entrarão na classificação do mês de julho.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.