Portugal e a Eslováquia empataram hoje a um golo no Estádio Municipal de Leiria, em jogo particular que deu início à preparação dos sub-20 lusos para o apuramento Campeonato da Europa de 2013 e Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro 2016.

A Eslováquia marcou primeiro, mas Portugal reagiu bem e empatou ainda na primeira parte, numa partida algo lenta, que serviu sobretudo para Ilídio Vale integrar novos jogadores na seleção nacional: seis portugueses fizeram a estreia internacional.

Cedo se percebeu a maior experiência da seleção sub-21 da Eslováquia, que ocupou bem os espaços e dominou nos primeiros minutos da partida, pressionando Portugal.

Logo aos cinco minutos, Peter Mazan surgiu bem posicionado na direita, mas rematou por cima.

O 4-2-3-1 dos eslovacos mostrava-se mais eficaz que o 4-3-3 de Portugal, que demorou tempo a libertar-se da pressão do meio campo adversário e a começar a subir no terreno.

Foi pela direita que Portugal encontrou a saída do “colete de forças” eslovaco, com Amorim, Luís Gustavo e Rúben Pinto a desequilibrarem a estrutura contrária em incursões perigosas.

Aos 20 minutos, Amorim subiu no terreno e assistiu Luís Gustavo para o primeiro remate de Portugal, neutralizado por Pavol Bajza.

Quando a seleção nacional cresceu, a Eslováquia marcou. Juraj escapou à marcação pela esquerda, cruzou rasteiro para o coração da área e Peter Mazan rematou. A bola ainda bateu em Luís Ribeiro, subiu, e encaminhou-se para a baliza, sem que o guarda-redes português, desorientado na sequência do lance, evitasse o primeiro golo do jogo, aos 35 minutos.

Portugal reagiu e empatou aos 39 minutos: Pipo passou a bola por cima da defesa eslovaca e deixou Sérgio Oliveira isolado para um golo fácil.

O ritmo do jogo era baixo e as oportunidades só voltaram aos 64 minutos, quando Alberto Seidi - que tinha entrado numa das várias substituições de Portugal - surgiu frente a Pavol Bajza, que desviou para canto o remate do extremo português.

Depois foi a Eslováquia a estar perto de marcar, em duas boas situações, desperdiçadas por Kolmokov, aos 67 e 75 minutos.

Nenhuma das equipas desfez a igualdade, terminando a partida empatada, pela primeira vez na história dos encontros entre as duas seleções neste escalão: nos quatro confrontos anteriores, Portugal venceu sempre.

No final, o selecionador nacional, Ilídio Vale, mostrava-se satisfeito com a prestação de Portugal.