Este artigo tem mais de 10 anos
A equipa das quinas jogará ainda com Suíça e Alemanha no Grupo B.
A seleção portuguesa de futebol de sub-17 vai defrontar a Escócia na estreia na edição de 2014 do Campeonato da Europa do escalão, a disputar entre 9 e 21 de maio, em Malta, confirmou esta terça-feira a UEFA.
A equipa das “quinas”, comandada por Emílio Peixe, integra o Grupo B da competição, juntamente com Escócia, com a qual se estreia a 9 de maio, Suíça, que defronta três dias depois, e Alemanha, último adversário da “poule”, a 15.
Caso se qualifique para as meias-finais, que vão ser disputadas no dia 18, em Ta’Qali, Portugal defronta um dos dois primeiros classificados do agrupamento A, que vai ser disputado pela anfitriã Malta, Turquia, Inglaterra e Holanda.
A Rússia, campeã em título, foi afastada da fase final pela seleção da Suíça, na Ronda de Elite.
Após o sorteio, realizado a 9 de abril, o selecionador português considerou "um privilégio" estar entre as oito melhores formações do continente, assumindo que a equipa das “quinas” terá “uma tarefa complicada” no Europeu.
Na mesma ocasião, o treinador prometeu encarar a competição “jogo a jogo” e elogiou o valor dos adversários: “Uma Alemanha muito forte, que já tivemos a oportunidade de defrontar no Torneio do Algarve, uma Suíça que eliminou a Espanha na Ronda de Elite e uma Escócia que somou nove pontos - três vitórias em outros tantos jogos - num grupo difícil”.
Portugal chegou à fase final do Europeu de sub-17 depois de ter vencido o Grupo 7 da Ronda de Elite, com três triunfos por 3-0 frente a Letónia, em Coimbra, Ucrânia, no Luso, e Islândia, novamente em Coimbra.
Antes, a equipa das “quinas” tinha vencido o Grupo 5 do primeiro torneio de apuramento, disputado na Bósnia-Herzegovina, mais uma vez com três vitórias, diante da seleção anfitriã, por 2-0, frente a Montenegro, por 2-1, e Croácia, por 1-0.
Os avançados Idrisa Sambu (FC Porto) e Renato Sanches (Benfica) e os médios Rúben Neves (FC Porto) e Gonçalo Rodrigues (Benfica), com dois golos cada, foram os melhores marcadores lusos nas fases de qualificação.
O defesa Pedro Rodrigues (Benfica), o médio Pedro Delgado (Inter Milão) e os avançados Hugo Neto (Sporting de Braga), Buta (Benfica), Alexandre Silva (Sporting) e Diogo Gonçalves (Benfica) assinaram um tento cada.
Comentários