A selecção portuguesa defronta esta noite a Dinamarca pela 12.ª vez em jogo a contar para o apuramento do Europeu 2012. No confronto directo entre os dois países, Portugal venceu 7 partidas, empatou duas vezes e perdeu outras tantas.

Esta vai ser a estreia de Portugal com Paulo Bento como seleccionador nacional. A equipa portuguesa precisa de vencer a Dinamarca, para recuperar os pontos perdidos nas primeiras duas jornadas de qualificação, empate frente Chipre 4-4 e derrota com a Noruega 1-0, e a margem de erro é cada vez menor.

A Dinamarca tem três pontos no Grupo H, e menos um jogo, ao passo que Portugal está no penúltimo lugar do grupo de apuramento com apenas um ponto.

Com este resultado, Paulo Bento só admite um cenário para esta noite: a vitória.

 "Há um pensamento prioritário: todos reconhecemos que temos uma selecção com muito talento e temos de colocar esse talento ao serviço de uma equipa e jogar como uma equipa”, afirma Paulo Bento. Para o Seleccionador, Portugal tem ”condições para ser uma grande equipa e temos de o mostrar já amanhã [hoje]. Por aquilo que é a selecção nacional, chegar à terceira jornada neste cenário acrescenta pressão. Temos claro que o contexto não é o mais agradável, mas acreditamos que é possível inverter esta situação.", remata o novo seleccionador.

Os primeiros seis encontros entre as duas formações resultaram em vitórias para a equipa portuguesa. Entre 1966 e 2000, Portugal disputou oito jogos com a Dinamarca sem nunca conhecer a derrota, somando sete vitórias e um empate.

A primeira derrota de Portugal frente à Dinamarca registou-se em Setembro de 2006 num jogo de preparação para o Europeu 2008. Scolari era o seleccionador nacional na altura quando Portugal perdeu por 4-2 em Brondby, Dinamarca.

Os recentes confrontos com a Dinamarca não têm traduzido bons resultados para a equipa portuguesa. Em Setembro de 2008 Portugal sofreu a sua primeira derrota em casa frente à equipa nórdica num jogo de qualificação para o Mundial 2010.

No Estádio de Alvalade, a equipa comanda por Carlos Queiroz acabou por perder 2-3 quando vencia por 2-1 a 4 minutos do fim. Christian Poulsen aos 90’ e Daniel Jensen aos 92’ foram os autores dos golos dinamarqueses na reviravolta do marcador.

O último confronto entre Portugal e Dinamarca registou-se em Setembro de 2009. A equipa de Portugal precisava imperativamente de vencer o jogo em Copenhaga, para poder sonhar com o apuramento para o Mundial 2010, mas a partida acabou num empate a 1-1. Liedson estreou-se a marcar com a camisola de Portugal e manteve acesa a esperança lusa.

O jogo desta noite vai assinalar a estreia de Paulo Bento como seleccionador nacional. Portugal recebe no Estádio do Dragão a selecção da Dinamarca às 20h45.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.