A selecção nacional procura a segunda vitória consecutiva no Grupo H da fase de apuramento para o Euro 2012, depois de empatar frente ao Chipre, perder com a Noruega e vencer a Dinamarca. Portugal soma 4 pontos ao fim de 3 jornadas e procura na Islândia a segunda vitória consecutiva da era Paulo Bento. Em 21 jogos disputados no norte da Europa (Suécia, Dinamarca, Noruega e Finlândia) Portugal tem um saldo positivo de 10 vitórias, 7 empates e quatro derrotas.

Portugal nunca defrontou a Islândia e os nórdicos ocupam um modesto 100º lugar no ranking da FIFA. O Estádio LaugarDalsvollur em Reiquiavique vai ter lotação esgotada. Há mais de uma semana que os 10 mil bilhetes para o jogo foram vendidos.

Em caso de vitória, Portugal fecha metade da fase de qualificação com 7 pontos em 4 jogos, regressando aos jogos de qualificação para o Europeu 2012 apenas a 04 de Junho de 2011 com uma recepção à Noruega.

Em equipa que vence não se muda

Paulo Bento vai manter a mesma equipa que derrotou a Dinamarca, apostando na qualidade técnica de João Moutinho, Raul Meireles e Carlos Martins para o meio-campo, Ricardo Carvalho e Pepe no eixo central da defesa e João Pereira e Fábio Coentrão nas laterais. No ataque, Cristiano Ronaldo e Nani vão actuar a extremos enquanto Hugo Almeida será a referência no ataque português.

Em equipa que vence não se muda e Paulo Bento não irá adaptar a equipa ao adversário, preferindo impor a qualidade técnica de Portugal à equipa nórdica. O técnico português assumiu na antevisão do jogo que não há tempo para experiências e que o mais importante é vencer no presente para se poder respirar melhor no futuro.

“Temos que ter mais tempo para assimilar as ideias a nível prático e teórico. Não estamos no tempo de pensar no futuro. Temos de pensar no presente. É verdade que respiramos de maneira diferente do que respirávamos antes do jogo com a Dinamarca, mas só respiraremos por nós próprios se ganharmos amanhã (hoje) ”.

"Ganhar e ganhar a jogar bem"

Paulo Bento referiu a importância de jogar bem e conseguir os três pontos ao mesmo tempo:

"Quero ganhar, e ganhar jogando bem. Com qualidade e, acima de tudo, seriedade, que foi o que nos fez ganhar à Dinamarca. Se falhar a atitude e agressividade demonstradas com Dinamarca, daremos um passo atrás e agora só podemos olhar para a frente e não dar passos atrás"

Islandeses ficam satisfeitos com empate

A selecção da Islândia procura os primeiros pontos, na fase de apuramento para o Euro 2012, com o técnico islandês, Oláfur Jóhannesson, a assumir que um empate seria um bom resultado para as aspirações islandesas.

Jóhannesson referiu que notou grandes diferenças dos jogos de Portugal frente ao Chipre e à Noruega com o jogo frente à Dinamarca, já com Paulo Bento no comando técnico.

“Vi os recentes jogos em dvd, concretamente com o Chipre e com a Noruega, e também com a Dinamarca, e notei uma grande diferença entre os jogos, jogaram muito melhor com a Dinamarca.”

Ólafur Jóhannesson espera que a experiência dos veteranos Hermann Hreidarsson e Eidur Gudjohnsen possa ajudar a equipa nórdica a somar a primeira vitória, perante o esgotado Estádio Nacional Laugardalsvöllur, apesar de Hreidarsson começar no banco, pois recupera de uma distensão numa coxa.

"O Hermann é um excelente jogador, com uma personalidade marcante, mas está lesionado há algum tempo e não mais jogou", disse o seleccionador da Islândia.

"O Eidur não estava apto para os dois últimos jogos, mas já se treinou e disputou alguns jogos ao serviço do Stoke e, sem dúvida irá fortalecer a equipa." O médio Ólafur Páll Snorrason, do FH Hafnarfjördur, pode registar a sua primeira internacionalização ao serviço da Islândia.

O árbitro

O árbitro do encontro vai ser o austríaco Thomas Einwaller que apitou um jogo do SL Benfica na Liga Europa frente ao BATE Borisov, na vitória dos encarnados por 2-1. Bancário de profissão, o árbitro de 33 anos vai ser auxiliado por Roland Heir e Armin Eder.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.