Os 23 futebolistas convocados pelo selecionador português de sub-21, Rui Jorge, apresentaram-se hoje, em Rio Maior, sem lesões e com grande confiança numa vitória frente à Polónia, no último jogo da fase de apuramento do Europeu de 2013.

Um dos mais otimistas é o avançado Abel, jogador do Beira-Mar, que garante que toda a equipa está consciente da importância desta partida contra os polacos.

«Este jogo é crucial para as nossas carreiras porque na geração de 90 nunca ninguém esteve numa fase final e estar lá é o nosso grande objetivo», referiu.

Apesar do valor da seleção polaca, que ocupa o terceiro lugar do grupo a quatro pontos de Portugal mas com menos um jogo, Abel diz que a equipa portuguesa tem avançados de grande qualidade, que podem «fazer a diferença em qualquer altura do jogo».

Opinião semelhante tem Bebé, que acredita que a seleção lusa vai conseguir manter o primeiro lugar da fase de apuramento.

«Estamos em primeiro do grupo e temos de continuar assim para nos darem valor», frisou o avançado do Manchester United, regressado à competição após uma lesão que o afastou dos relvados durante vários meses.

Após esse período de alguma instabilidade, em que chegou a ser dado como dispensado do Manchester, Bebé conseguiu segurar o lugar no plantel e garante que está totalmente recuperado para dar o seu contributo à equipa e à seleção nacional.

«Agora é trabalhar», rematou.

O jogo com a Polónia é o derradeiro encontro do Grupo 6 de qualificação para o Campeonato da Europa, que se realiza no próximo ano, em Israel. A partida está marcada para 10 de setembro, em Gdynia, na Polónia, às 17h30 locais (16h30 em Lisboa).

Em caso de vitória, Portugal soma 17 pontos e assegura, no mínimo, o segundo lugar do grupo, que também pode garantir a presença no "Play-off" de qualificação.

No entanto, Portugal tem de aguardar pelos resultados da Rússia, que ocupa o segundo lugar do grupo, com menos um ponto que a seleção portuguesa, mas que ainda vai receber a Polónia, na quinta-feira, e a Moldávia, a 10 de setembro. Se os russos vencerem os dois jogos, somam 19 pontos, garantindo o primeiro lugar do grupo.

A seleção portuguesa de sub-21 vai estagiar até sexta-feira em Rio Maior, onde realizará dois treinos diários, às 09h30 e às 17h00.

No sábado de manhã, a equipa das “quinas” treina no Estádio Nacional, em Lisboa, e à tarde voa para a Polónia, onde realizará um treino, no domingo, antes do jogo de segunda-feira.