A seleção portuguesa de futebol sub-19 estreou-se hoje na fase final do Europeu da categoria com uma clara vitória sobre a anfitriã Estónia por 3-0, aproveitando os vários erros defensivos da adversária.

Logo aos cinco minutos, um cruzamento desviado por um colega apanhou Pikk desprevenido e o jogador estónio colocou a “equipa das quinas” em vantagem com um cabeceamento para a própria baliza.

Vinte minutos volvidos, nova demora e muitas cerimónias dos defesas estónios permitiram a Betinho aumentar a vantagem portuguesa para 2-0.

A equipa orientada por Edgar Borges só na segunda parte voltou a comemorar, aos 72 minutos, com um golo de belo efeito por parte de Daniel Martins.

O jogador luso apontou de forma soberba um livre direto, a partir do bico da área e a bola só parou no fundo das redes contrárias.

No outro encontro do Grupo A, a campeã em título, Espanha, levou a melhor sobre a Grécia (2-1), com tentos de Rodriguez e Osede, respetivamente aos 30 e 40 minutos, apenas contrariados pelo tento de Diamantakos (66).

Portugal, cujo próximo encontro é com o “vizinho” ibérico, na sexta-feira, lidera o agrupamento, com os mesmos três pontos da seleção “roja”, seguidas por Grécia e Estónia, ainda sem pontos.

Jogo disputado no Estádio Lillekula, em Talin:

Estónia – Portugal, 0-3.

Ao intervalo: 0-2.

Marcador:

0-1, Artur Pikk, 05 minutos.

0-2, Betinho, 25.

0-3, Daniel Martins, 72.

Equipas:

- Estónia: Gurnik, Kukebal, Ingermann, Karol Mets, Pikk, Klemmer, Hannes Anier (Kase, 89), Randsepp, Rättel (Gavrilov, 76), Luigend e Martonov (Lepistu, 46).

- Portugal: Rafael Veloso, Tiago Ferreira, Tiago Ilori, Daniel Martins, Agostinho Cá (Ricardo Alves, 72), Bruma (Ivan Cavaleiro, 65), João Mário, Betinho (Cafú, 78), Ricardo Esgaio, João Cancelo e André Gomes.

Árbitro: Arno Pijpers (Holanda).

Ação disciplinar: nada a assinalar.