A seleção feminina de futebol de sub-19 garantiu hoje a qualificação para a fase final do campeonato europeu, ao bater a Bélgica, por 2-1, em jogo disputado na Figueira da Foz.

O golo decisivo foi apontado por Mónica Mendes, aos 90 minutos, de cabeça, na sequência de um livre à entrada da área cobrado por Tatiana Pinto.

Na primeira parte, Portugal chegou à vantagem aos 21 minutos por Vanessa Malho, que, após um passe da direita, venceu a oposição da marcadora direta e isolada frente à guarda-redes Bellavia fez o 1-0. A Bélgica empatou aos 41 minutos, por Van Loock, com um remate em jeito, um “chapeu” que Barbara Santos não conseguiu deter, na sequência de uma jogada pelo lado esquerdo.

Na segunda parte Portugal dominou a partida, empurrou as belgas para a sua defensiva e somou oportunidades de golo: aos 64 minutos esteve à beira de marcar, primeiro por Melissa Gomes e depois por Filipa Rodrigues, mas o remate desta saiu ao lado.

À partida para a derradeira jornada do Torneio de Apuramento para o Europeu de futebol feminino de sub-19 de 2012, todas as quatro equipas em prova - Portugal, Bélgica, República Checa e Noruega - estavam empatadas com três pontos, correspondentes a uma vitória e uma derrota e possuíam hipóteses de ser apuradas.

Para além da vitória de hoje, Portugal beneficiou do triunfo da Noruega, vice-campeã europeia, frente à Republica Checa (3-2), garantindo o apuramento com o primeiro lugar no grupo ex-aequo com as norueguesas, mas com vantagem no confronto direto.

Os seis vencedores dos grupos e o segundo classificado com melhor registo nos jogos contra o primeiro e o terceiro colocados do respetivo agrupamento juntam-se à anfitriã Turquia na fase final da prova, a realizar de 2 a 14 de julho de 2012.