A seleção portuguesa de sub-18 bateu hoje a sua congénere da Bélgica, por 4-2, em jogo de preparação realizado no Estádio Chã das Padeiras, em Santarém.

A equipa belga entrou melhor na partida e, pouco depois do quarto de hora de jogo, curiosamente num período em que Portugal parecia estar a assentar o seu futebol, com jogadas rápidas pelo corredor direito, chegou ao primeiro golo, marcado por Jordi Vanlerberghe.

A resposta portuguesa não demorou e, dois minutos depois, Macedo foi derrubado na área da Bélgica e o árbitro apontou para a marca de grande penalidade. Sérgio Ribeiro não desperdiçou a oportunidade e restabeleceu o empate.

Mas a defesa portuguesa não estava em dia sim e, aos 27 minutos, após um lançamento lateral em que nenhum jogador português atacou a bola, Jordi Vanlerberghe, mesmo de ângulo reduzido, bisou e voltou a bater Andorinha, fazendo o 2-1 com que se chegou ao intervalo.

A segunda parte só deu Portugal, com a equipa de Edgar Borges a controlar o jogo a meio-campo e a conseguir explorar as alas com maior frequência.

Gilson Costa, aos três minutos do segundo tempo, restabeleceu o empate, Macedo, aos 78, na sequência de um livre direto, fez o 3-2, e Lisandro Semedo, aos 84, num contra-ataque rápido, colocou o marcador final em 4-2.

A vitória da equipa portuguesa é inteiramente justa mas as facilidades defensivas concedidas no jogo de hoje poderão trazer problemas no futuro.

Os sub-18 de Portugal e Bélgica voltam a defrontar-se na quinta-feira, dia 27, às 15:00, no estádio do Real Sport Clube, em Massamá.

Jogo no Estádio Chã das Padeiras, em Santarém.

Portugal - Bélgica, 4-2.

Ao intervalo: 1-2

Marcadores:
0-1, Jordi Vanlerberghe, 18 minutos.
1-1, Sérgio Ribeiro, 20 (grande penalidade).
1-2, Jordi Vanlerberghe, 27.
2-2, Gilson Costa, 48.
3-2, Macedo, 78.
4-2, Lisandro Semedo, 84.

Equipas:
- Portugal: Andorinha, Jorge Silva, Bruno Wilson, Ricardo Carvalho, João Serrano, Gilson Costa (Diogo Verdasca, 85), Sérgio Ribeiro (Hildeberto Pereira, 46), Macedo (Lisandro Semedo, 78), Gil Dias (Filipe Ferreira, 69), Clever (André Horta, 69) e Postiga (Cláudio Mateus, 78).
(Suplentes: André Ferreira, Cláudio Mateus, Lisandro Semedo, Diogo Verdasca, Filipe Ferreira, Luís Carlos, André Horta, Rui Silva e Hildeberto Pereira).
Treinador: Edgar Borges.
- Bélgica: Thomas Hooyberghs, Joey Dujardin, Gilles Deawele, Hervé Mattys, Senne Verbiest (Pieter Marien, 68), Alexis De Sart, Jinty Caenepeel (Iebe Swers, 68), Tom Rosenthal, Orbi Mamadou Oulare (Nicolas Napol, 79), Jordi Vanlerberghe e Preben De Man.
(Suplentes: Xavier Gies, Pieter Marien, Arno Monsecour, Iebe Swers, Alessio Alessandro, Jordy Vleugels e Nicolas Napol).
Treinador: Gert Verheyen.

Árbitro: André Narciso (Portugal).
Ação disciplinar: Nada a assinalar.
Assistência: cerca de 100 espetadores.