Portugal venceu hoje os Estados Unidos, por 1-0, na segunda ronda do Torneio Internacional de futebol Cidade de Lisboa em sub-18, voltando a assumir a liderança da competição que conquistou nas últimas 5 edições.

Apesar de ter dominado toda a primeira parte, Portugal não conseguiu transformar essa superioridade em golos.

Apenas com dois jogadores repetentes no “onze” inicial, os portugueses raramente se conseguiram soltar das malhas defensivas dos Estados Unidos.

Ainda assim, destaque para uma boa jogada de João Mário, aos 29 minutos, que depois de ultrapassar a oposição da defesa adversária rematou com perigo à baliza do norte-americano Jon Kempin.

No segundo tempo, Portugal voltou a entrar melhor, a circular bem a bola mas de forma inconsequente.

O primeiro lance de perigo da equipa orientada por Edgar Borges surgiu, aos 66 minutos, pelo recém entrado Joaquim Lupeta que, isolado na cara do guardião norte-americano, acabou por rematar à figura.

O melhor momento do jogo ainda estava para vir. Aos 81 minutos, o médio do FC Porto, Ricardo Alves remata de pé esquerdo de longa distância, após jogada individual e bate Kempin.

A partir daí, a selecção portuguesa limitou-se a gerir o resultado e acabou por vencer o encontro de forma incontestável.

Com esta vitória, Portugal volta a assumir a liderança do Torneio Internacional Cidade de Lisboa com 6 pontos, mais dois do que a Holanda, que hoje venceu a Finlândia por um expressivo 5-0.