O avançado português Hélder Postiga marcou esta sexta-feira em Telavive, frente a Israel (3-3), o seu 25.º golo pela seleção portuguesa de futebol, ficando a apenas um do sexto lugar, ocupado por Rui Costa.

O ponta-de-lança da formação das “quinas” apontou o seu nono tento enquanto jogador do Saragoça, após oito pelo FC Porto, dois pelo Tottenham, um pelo Panathinaikos e cinco pelo Sporting.

Entre os jogadores em atividade, Cristiano Ronaldo lidera, enquanto Hélder Postiga é o terceiro, ainda atrás de Nuno Gomes, que atua no Blackburn Rovers, do segundo escalão de Inglaterra, e já apontou 29 golos na principal seleção lusa.

A lista é liderada por Pauleta, com 47 golos, contra 41 do “rei” Eusébio e 38 de Cristiano Ronaldo, que hoje ficou em “branco” e ocupa o terceiro lugar do “ranking”.

No que respeita à “era” Paulo Bento, que cumpriu hoje o seu 29.º jogo como selecionador luso (15 vitórias, oito empates e seis derrotas), Postiga (14 golos) colocou-se a apenas um tento do jogador do Real Madrid.

Por seu lado, Bruno Alves marcou o seu sétimo tento pela seleção “AA”, isolando-se no segundo lugar entre os defesas, com mais um golo do que Humberto Coelho, atual vice-presidente da FPF, e a um de Fernando Couto, que marcou oito em 110 jogos.

O “herói” luso em Telavive foi, no entanto, Fábio Coentrão, que apontou, aos 90+3 minutos, o golo que valeu o empate a três, somando o seu segundo golo na equipa principal, depois do apontado a 10 de agosto de 2011, com o Luxemburgo (5-0, no Algarve).

- Lista dos 10 melhores marcadores lusos:

1. Pauleta  47 golos.

2. Eusébio  41.

3. Cristiano Ronaldo  38.

4. Figo  32.

5. Nuno Gomes  29.

6. Rui Costa  26.

7. Hélder Postiga  25.

8. João Vieira Pinto  23.

9. Nené  22.

. Simão Sabrosa  22.

---

32. Bruno Alves  7.

---

79. Fábio Coentrão  2.