O treinador nacional Rui Caçador considerou hoje normal a dispensa do defesa Roderick dos trabalhos da selecção que prepara o Mundial de futebol sub-20, admitindo que o jogador pode regressar quando terminar o estágio do Benfica.

«Não sabemos o que vai acontecer com Roderick nem com nenhum dos 30 jogadores pré-inscritos, mas ele pode voltar», afirmou Rui Caçador, lembrando que em condições normais o estágio de preparação duraria 15 dias.

O técnico referiu que «os jogadores são dos clubes, têm o máximo prazer em estar na selecção e estão motivados», mas acrescentou:

«Quando os clubes o entendem respeitamos o que estaria previsto, ou seja uma preparação de 15 dias.»

O defesa central Roderick foi dispensado domingo, a pedido do Benfica, tendo sido substituído por Ricardo Alves, do Marítimo.

Rui Caçador explicou que o pedido do Benfica, que até dia 13 está a estagiar na Suíça, foi feito ao abrigo dos regulamentos internacionais e garantiu que a saída não causa preocupações.

«Não há nenhuma questão nem preocupação com o facto de este ou aquele jogador serem solicitados, a preocupação é ter alternativas disponíveis», disse Caçador, acrescentando que há «toda a conveniência em rodar e ver o maior número de jogadores», e nessa perspectiva foi chamado Ricardo Alves.

O adjunto de Ilídio Vale na selecção sub-20 assegurou que «há grande sintonia com os clubes a nível da preparação dos jogadores» e considerou que o importante é que os futebolistas «se sintam protegidos e valorizados».

A selecção portuguesa de sub-20 iniciou a preparação para o Mundial a 25 de Junho, e o pré-estágio, que decorre no Jamor, em Oeiras, viaja no dia 15 de Julho para o Panamá, onde vai efectuar os seus últimos jogos de preparação num torneio com a equipa nacional local, a Nigéria e a Argentina, de 18 a 22.