A seleção portuguesa de futebol, com o avançado Cristiano Ronaldo, previsivelmente, na equipa titular, defronta hoje em Belfast a congénere da Irlanda do Norte, em jogo do grupo F europeu de qualificação para o Mundial de 2014.
O "capitão" da equipa lusa esteve durante toda a semana a recuperar de uma mialgia na coxa direita e o único treino em que participou sem limitações aconteceu já na capital norte-irlandesa, na quinta-feira, na sessão de adaptação ao relvado do estádio Windsor Park, palco do encontro de hoje, com início às 19h45 (mesma hora em Lisboa).
Durante a conferência de imprensa de antevisão da partida, o selecionador português, Paulo Bento, manifestou-se confiante na recuperação plena do avançado, terceiro melhor marcador da "equipa das quinas", com 40 golos, e que pode igualar ou superar já hoje os 41 remates certeiros de Eusébio, segundo "artilheiro" da seleção, apenas atrás de Pauleta (47 tentos).
Cristiano Ronaldo foi apenas um dos problemas que Paulo Bento enfrentou durante o estágio de preparação, tendo o treinador sido obrigado a substituir quatro jogadores inicialmente convocados devido a lesões: Hugo Almeida, Danny, Ruben Micael e Beto foram substituídos por Nelson Oliveira, Licá, Adrien Silva e Anthony Lopes, respetivamente.
Numa partida que será dirigida pelo árbitro holandês Danny Makkelie, Portugal procura manter perspetivas de apuramento direto para a fase final do Campeonato do Mundo e para isso necessita de vencer a Irlanda do Norte na condição de visitante, o que apenas aconteceu uma vez em seis confrontos, há 19 anos.
Portugal lidera o grupo F, com dois pontos de vantagem sobre a Rússia - que hoje recebe o "lanterna vermelha" Luxemburgo - e três sobre Israel, mas tem mais um jogo realizado do que os dois principais rivais na corrida ao Mundial, enquanto a Irlanda do Norte é quarta classificada, a oito pontos da equipa lusa e só matematicamente mantém perspetivas de qualificação.
Após o encontro de Belfast, a comitiva portuguesa parte para Boston, nos Estados Unidos, onde na terça-feira vai defrontar o Brasil, anfitrião do Mundial de 2014, em jogo de caráter particular.
Comentários