O guarda-redes Rui Patrício foi hoje dispensado da seleção portuguesa de futebol, que joga domingo um particular na Escócia, disse à agência Lusa fonte oficial da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

O dono da baliza da seleção ‘AA’ e do Wolverhampton apresentou “queixas físicas” e, segundo a mesma fonte, foi excluído da convocatória “por precaução”.

Rui Patrício junta-se a Pepe e Bernardo Silva, que tinham sido dispensados após o triunfo de quinta-feira na Polónia, por 3-2, para a Liga A da Liga das Nações, ficando em 22 o número de jogadores às ordens do selecionador Fernando Santos.

Para a baliza, o técnico luso poderá optar entre Beto e Cláudio Ramos, jogador do Tondela, que se pode estrear na seleção ‘AA’.

O encontro particular entre as seleções principais da Escócia e de Portugal realiza-se no domingo, pelas 17:00, no Hampden Park, em Glasgow.

Mas os 'ouvidos' estarão no Itália-Polónia, que poderá dar o apuramento de Portugal para a final four da primeira Liga das Nações. Caso se registe um empate entre polacos e italianos em Chorzów, Portugal garante o primeiro lugar do Grupo 3.

Portugal soma seis pontos, fruto das vitórias por 1-0 sobre Itália e 3-2 sobre a Polónia. Italianos e polacos empataram em Itália, no primeiro jogo entre eles, pelo que ambos somam apenas um ponto. Em caso de novo empate, ficariam com dois pontos e com apenas um jogo por disputar, frente a Portugal. Ou seja, no máximo, chegarão aos cinco pontos.

Mas se houver um vencedor no duelo deste domingo entre Polónia e Itália, Portugal só precisa de vencer um dos dois jogos que lhe resta. Uma vitória da Polónia elimina os italianos mas se forem os transalpinos a ganhar, os polacos ficam sem hipóteses de chegar ao primeiro lugar.

A Itália recebe Portugal às 19h45 do dia 17 de novembro de 2018. Três dias depois os comandados de Fernando Santos fecham a participação na fase de grupos, recebendo a Polónia no D. Afonso Henriques, em Guimarães.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.