Na terça-feira, Portugal cumpre na Islândia o quarto jogo da fase de qualificação para o Europeu de 2012, que se disputa na Polónia e na Ucrânia, com a ambição de fechar da melhor forma metade do circuito de apuramento (ficam a faltar outros quatro jogos).

Nas deslocações efectuadas ao Norte da Europa (Dinamarca, Finlândia, Noruega e Suécia), a selecção portuguesa registou 10 vitórias e apenas quatro derrotas (sete empates), numa digressão que começou a 21 de Maio de 1959.

Então, no jogo 100 da selecção portuguesa, a Suécia serviu de anfitriã a um particular e venceu esse embate disputado em Gotemburgo, por 2-0.

Sete anos depois, a 21 de Junho de 1966, Eusébio e dois golos de Torres deram o triunfo a Portugal sobre a Dinamarca (3-1, em Esbjerb), novamente num encontro de preparação.

No apuramento para o Europeu de 68 (Itália), Portugal fez então o primeiro jogo para uma qualificação no Norte da Europa e empatou 1—1 com a Suécia, em Estocolmo, com um golo de Custódio Pinto.

Somaram-se então quatro vitórias consecutivas, até à derrota por 3-0 com a Suécia, em Solna, no apuramento para o Mundial de Espanha, disputado em 1982.

Apesar do saldo positivo, Portugal não vence no Norte da Europa desde 10 de Setembro de 2003, quando Pauleta fez o único golo do jogo de preparação realizado em Oslo, perante a Noruega.

Nos derradeiros cinco encontros, Portugal empatou três e perdeu dois, o último dos quais já nesta fase de qualificação (1-0, em Oslo, perante a Noruega).

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.