A Selecção Nacional Feminina A, que se encontra a efectuar, desde segunda-feira, um estágio de preparação em Rio Maior, visitou, esta quarta-feira, o Centro Juvenil de Rio Maior, onde se encontra instalada a residência de jovens das Aldeias de Crianças SOS de Portugal.
As jogadoras, equipa técnica e restante comitiva visitaram a instituição e tiveram oportunidade de conviver com cerca de 25 jovens distribuindo autógrafos, posters e postais.
«Os jovens mostraram-se algo retraídos no início, como é normal, mas aos poucos foram ganhando confiança e no final falaram connosco e pediram autógrafos às jogadoras», explicou a Seleccionadora Nacional, Mónica Jorge, ao fpf.pt.
A técnica defende que «este tipo de iniciativas são sempre importantes. Para estes jovens penso que a presença de uma Selecção aqui neste espaço poderá representar um estímulo, pois pudemos constatar a sua felicidade ao sentirem que tinham um pouco de companhia e atenção com a nossa presença. Entregámos, em nome da Federação, alguns produtos que serão importantes para a instituição. Para as jogadoras e para todos nós também foi importante ter um contacto com a realidade destas crianças que vivem numa situação que não é, de todo, fácil – serve para contactarmos com uma realidade diferente e darmos mais valor àquilo que temos e à nossa família. Poder ajudá-las de alguma forma, nem que seja estando aqui algum tempo com este jovens, dando-lhes algum apoio emocional é um motivo de alegria imensa que nos deixa a todos satisfeitos».
«As jogadoras que aqui vieram são de uma Selecção que representa o nosso País e como tal têm também um papel de responsabilidade social que devem desempenhar sempre que tal é possível», concluiu.
No final da vista a Selecção Feminina 'A' tirou uma foto com os jovens das instituições com uma lona alusiva ao Algarve Women's Football Cup / Mundialito de Futebol Feminino, que este ano irá desenvolver várias acções ligadas ao ambiente.
Na visita estiveram também presentes a Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Isaura Morais, e alunos do Programa de Inclusão, Educação e Formação do Agrupamento Escolar Fernando Casimiro Pereira da Silva de Rio Maior.
A Federação Portuguesa de Futebol ofereceu ainda aos jovens e para as bibliotecas da instituição e da Câmara Municipal de Rio Maior algumas publicações.
Comentários