A comissão de veteranos do Sporting vai promover na próxima quarta-feira uma homenagem às gerações de 89 e 91que conquistaram os mundiais de sub-20.

Passam 20 anos sobre o êxito da geração de 91 e na quarta-feira as duas selecções estarão juntas para relembrar o feito dos então jovens portugueses sob o comando de Carlos Queiroz, que não poderá estar presente por motivos profissionais, mas numa mensagem relembra a sua gratidão por todos e pelo que fizeram pelo futebol português.

A apresentação da iniciativa foi marcada por algumas críticas ao esquecimento destas datas pelas entidades competentes e foi Abel Xavier que exprimiu um sentimento de tristeza pelo que disse ser «um facto»:

«Desde há muito tempo que tem havido um distanciamento enorme entre as duas gerações e a Federação Portuguesa de Futebol. As questões pessoais não se devem sobrepor à defesa da selecção nacional, pois aí outros valores se levantam. Apesar de no futebol existir muito egocentrismo, as instituições ficam e as pessoas passam. Por isso, apelo a todos que estejam presentes no Estádio Nacional, que haja harmonia e um estádio com muita gente», desejou o jogador.

No mesmo sentido apontou Amaral, jogador da geração de 89 e que lembrou ainda que era importante que estivessem presentes o máximo de jogadores destas selecções.     

«Não devia haver este tipo de controvérsias e pessoas a tentarem deixar que se passe ao lado desta data. É importante relembrar aquele que foi, possivelmente, o marco mais importante do futebol português, pois estas gerações abriram muitas portas às gerações seguintes. Era importante algumas figuras estarem presentes. Alguns já disseram que não podem vir, mas espero que voltem atrás.»

O evento aberto ao público terá lugar no Estádio Nacional e para além da homenagem previstas aos atletas haverá ainda um “escaldante” confronto entre as selecções de 89 e de 91, a que se seguirá um jantar de convívio.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.