A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) terá três novos departamentos - técnica, clinica e regulamentar -, sendo que o clínico será dirigido por José Carlos Noronha, especialista na área da ortopedia. O novo responsável pelo departamento médico expressou o seu orgulho por ter sido convidado pela FPF.

“Foi um convite que muito me honra, feito pelo Dr. Fernando Gomes e pelo Tiago Cadeiro, agradecendo a confiança que em mim depositam e esperando não os dececionar. Lidar com o desporto ao mais alto nível, neste caso o futebol, é sempre gratificante”, disse.

Noronha explicou sucintamente aquilo que o novo departamento procurará desenvolver a partir do momento que entrar em funções: "Neste projeto gratificante estarei acompanhado pelo professor João Brito e pelo professor Paulo Beckert, onde serão introduzidas algumas vertentes essenciais neste desporto, nomeadamente a prevenção de lesões, a pedologia e a nutrição. Tentaremos uniformizar os padrões de prevenção e tratamento nas 17 seleções que integram a FPF, de modo a que falemos a mesma língua e uniformizaremos o tipo de atitude a ter com atletas que chegarão a topo, como os atletas da formação A”.

No entanto, o ortopedista nortenho lembrou o trabalho desenvolvido por Henrique Jones, que agora desempenhará novas funções na FPF, embora continue ligado ao departamento médico, e anunciou a integração de um novo especialista na área da fisiologia.

“Tentaremos dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelo Dr. Henrique Jones durante cerca de vinte anos. O mundo e o desporto estão em evolução e tentaremos acompanhar essa evolução com o que mais atual vamos encontrando ao introduzir indivíduos como o professor João Brito, que é um indivíduo de top mundial na fisiologia de desporto”, concluiu.