Ricardo Carvalho fez, esta terça-feira, um pedido de desculpas pelos eventos que levaram a uma suspensão da FPF válida por um ano. Falando em conferência de imprensa na concentração da seleção em Óbidos, o central do Mónaco admitiu não ter feito “as coisas da melhor maneira”, mas defendeu que o mais prejudicado foi ele próprio.

Questionado pela atitude que teve há três anos, Ricardo Carvalho mostrou-se arrependido. "Sim, toda a gente sabe que me arrependi do meu ato. Paguei por isso, aceitei o castigo. Enquanto jogar futebol sempre estarei disponível para representar o meu país", começou por dizer o internacional português.

"Depois de ser chamado pela primeira vez, o meu objetivo sempre foi representar a seleção", acrescentou Ricardo Carvalho.

"Os meus colegas conhecem-me bem, sabem que cometi um erro, mas está tudo bem aqui. O meu passado fala por mim", frisou o central.

Embora a conferência de imprensa fosse relacionada com os próximos jogos da seleção nacional, mas o afastamento de três anos de Ricardo Carvalho acabou por dominar as questões dos jornalistas presentes em Óbidos.

Questionado sobre a possibilidade de voltar a jogar na seleção nacional enquanto Paulo Bento fosse selecionador nacional, Ricardo Carvalho admitiu que tal cenário seria impossível.

"Pelo erro que cometi acho que não. Se calhar se estivesse na posição dele faria a mesma coisa que ele, ou seja, não me chamar", frisou Ricardo Carvalho para depois acrescentar: "quando saí não queria confusão com ninguém, não queria tratar mal ninguém. Não fiz as coisas da melhor maneira porque estava com a cabeça quente".

Sobre a experiência que poderá dar à seleção nacional e a possiblidade de ser titular, o defesa central do Mónaco garantiu que regressa para ajudar no que for necessário.

"Todos nós regressámos porque estamos muito bem nos nossos clubes, senão não estaríamos aqui. Acredito que nós, jogadores mais experientes, podemos ajudar os mais novos", disse Ricardo Carvalho sobre a experiência que poderá passar aos mais novos.

Já sobre a titularidade, Ricardo Carvalho está preparado para jogar dos 0 aos 180 minutos: "a verdade é que tenho experiência mas venho para ajudar. Estou preparado para jogar os dois jogos, 0 minutos ou 180".