A UEFA aguarda a notificação oficial da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) sobre o chumbo dos novos estatutos para, em sintonia com a FIFA, tomar medidas.

«Continuamos à espera da confirmação oficial da FPF que os estatutos não foram aprovados», esclareceu à agência Lusa fonte do organismo europeu, que promete tomar decisões «em conjunto com a FIFA».

Na segunda-feira, a FIFA tinha informado a Lusa que iria enviar ao Comité de Associações o actual impasse na FPF.

Fonte do organismo confirmou que o caso «está a ser analisado e será enviado à próxima reunião do Comité de Associações», agendada para 1 de Março.

Caso o mesmo comité entenda que a medida se justifique, o processo poderá ser avaliado posteriormente pelo Comité Executivo, que pode avançar com sanções à FPF, filiada que continua sem adequar os estatutos ao novo regime jurídico, ao contrário do que a própria FIFA e UEFA já aconselharam.

No sábado passado, a proposta de revisão dos estatutos da FPF foi chumbada na generalidade por «insuficiência de maioria qualificada» pelos sócios ordinários do organismo, em Assembleia-Geral extraordinária, realizada na sede do organismo, em Lisboa.

Dos 500 votos, o total do quórum da reunião magna, 353 foram a favor, o que corresponde a 70,6 por cento, quando eram necessários 75,0 por cento, mais um, e 147 contra (29,4 por cento).

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.