4x3x3 é o esquema que Paulo Bento vai apresentar no particular com a Espanha esta noite. O seleccionador nacional garantiu, na antevisão, que Portugal não irá mudar a sua matriz de jogo frente aos campeões do Mundo, e espera que a equipa continue a aumentar os níveis de confiança que demonstrou nos últimos jogos de qualificação para o Euro 2012 frente à Dinamarca e à Islândia.
“Não vamos alterar a nossa forma de jogar por defrontarmos a Espanha, não queremos alterar a nossa identidade e personalidade”, disse Paulo Bento. (VÍDEO)
Paulo Bento orientou o primeiro treino da selecção nacional no dia do centenário da Republica. Com pouco tempo para trabalhar com o grupo, o treinador português confessou que estes jogos particulares, e em especial contra o Campeão do Mundo, são importantes para o desenvolvimento de rotinas de jogo entre jogadores, que não têm muito tempo para jogarem juntos na selecção nacional. Para Paulo Bento só jogando contra os melhores é que uma equipa se supera a si própria, e jogar contra o Campeão do Mundo é sempre um jogo especial.
“Se queremos ser das melhores selecções da Europa e do Mundo temos de jogar contra as melhores”, observou Paulo Bento, para quem o facto de o jogo não valer pontos não significa que não seja um jogo competitivo. (VÍDEO)
“Agressividade, mas no bom sentido”
Portugal a jogar em casa vai ter que assumir o jogo. Paulo Bento conhece bem os pontos fortes da Espanha e sabe que pode haver fricção entre as duas equipas na procura da posse de bola. O seleccionador diz que a equipa portuguesa vai ter de aproveitar os momentos de domínio de jogo e não deixar jogar os espanhóis quando estes tiverem a bola.
“Sei que não é possível dominar o jogo sempre, até porque estamos bem documentados sobre a valia dos espanhóis, mas vamos ser dominadores em algumas fases e quando não tivermos a bola, seremos agressivos no bom sentido para não os deixar jogar”, disse Paulo Bento. (VÍDEO)
Tendo em conta a ausência de Fábio Coentrão por lesão, Paulo Bento não quis abrir o jogo sobre a sua opção para lateral esquerdo.
“Já sei quem vai jogar, mas não digo. É fácil perceber que será o Miguel Veloso ou o Bosingwa. Um e outro oferecem-me coisas diferentes em termos técnicos, tácticos e físicos, mas a minha escolha vai depender da estratégia que definir”.
Em resposta à questão se Miguel Veloso já teria adoptado o gosto por jogar a lateral esquerdo, ele que teve choques com Paulo Bento por este o colocar nessa posição, quando era por ele treinado no Sporting, o seleccionador deixou o recado.
“Há situações nos clubes, onde o contexto é diferente, que se entendem e aceitam, mas que na selecção não são aceitáveis. Estar aqui a representar o país já é um orgulho e uma satisfação, era só o que faltava ainda escolher-se o lugar onde se quer jogar”, respondeu Paulo Bento.
O adversário: Campeão da Europa e do Mundo
Vicente Del Bosque quer a selecção espanhola a justificar o troféu de campeã do Mundo, depois de ter sido humilhada pela Argentina com um resultado de 4-1, num particular realizado em Setembro passado.
O técnico espanhol falou do prestígio dos dois países, com grande tradição futebolística, considerando que a Espanha tem uma imagem de campeã do Mundo a defender assumindo que este jogo é de extrema importância para a candidatura ibérica ao Mundial 2018.
“Não jogamos pontos, mas tem a ver com prestígio, de países com grande tradição futebolística e num último impulso para receberem o Mundial2018. É um momento fantástico, de selecções que colectiva e individualmente têm os melhores do mundo”, disse o técnico espanhol. (VÍDEO)
A uma semana do escaldante clássico Real Madrid – Barcelona, o Portugal – Espanha ganhou contornos de clássico com a imprensa espanhola a mostrar muito interesse nos internacionais portugueses do Real Madrid.
Casillas quis evitar falar das questões internas da Liga espanhola, entre elas também o clássico entre FC Barcelona e Real Madrid, a 29 de Novembro.
“Faltam 13 dias, está fora de contexto. Viemos aqui tentar a candidatura de Portugal e Espanha ao Mundial, e que as pessoas se divirtam com o jogo”.(VÍDEO)
Para além do resultado que possa vir a sair do particular, Portugal e Espanha querem demonstrar à FIFA que são dois países que respiram futebol e que estão prontos para acolher o Mundial 2018.
Vicente Del Bosque trouxe a Lisboa quase todo o plantel campeão do mundo com excepção de Jesus Navas (lesionado) substituído por Santi Carzola.
A Espanha domina o futebol mundial ao ser a detentora do título de Campeã Europeia e do Mundo. Com uma equipa constituída maioritariamente por jogadores do Barcelona e do Real Madrid, Del Bosque é um técnico afortunado em poder contar na mesma equipa com jogadores como Casillas, Sergio Ramos, Pyuol, Xavi, Iniesta, Villa ou Torres.
Paulo Bento teve algumas baixas de última hora, perdendo Varela e Fábio Coentrão por lesão. O avançado do FC Porto sofreu uma lesão muscular da região posterior da coxa direita enquanto o defesa do SL Benfica sofreu uma entorse do joelho direito. Miguel Veloso e Paulo Machado foram chamados para substituírem o portista e o benfiquista.
Com 36 jogos disputados entre as duas selecções, Espanha tem uma larga vantagem de 17 vitórias e 12 empates contra 7 vitórias portuguesas, a última das quais em Lisboa durante o Euro 2004. No último Mundial, Portugal foi afastado pela Espanha nos oitavos de final por 1-0 com um golo de David Villa.
Longe vão os tempos em que os dois países dividiram o Mundo no famoso Tratado de Tordesilhas. Agora, Portugal e Espanha querem partilhar um Campeonato do Mundo, em 2018, selando num jogo de futebol um pacto de não agressão “amigável”. O jogo tem início às 21h00 no Estádio da Luz.
Comentários