O Atalanta vai iniciar o campeonato de futebol da Séria A italiana com uma penalização de seis pontos e o capitão de equipa, Cristiano Doni, foi suspenso três anos e meio, no âmbito de uma investigação sobre manipulação de resultados.

A Comissão Disciplinar da Federação Italiana de Futebol, que divulgou hoje o veredito, inibiu o ex-jogador Giuseppe Signori, antigo capitão da Lazio e avançado da seleção, de exercer qualquer atividade ligada ao futebol durante cinco anos, e suspendeu por igual período o guarda-redes Marco Paoloni, do Benevento, que alegadamente drogou os companheiros de equipa quando ainda representava o Cremonese na época passada.

Na Série B, o Ascoli foi punido com seis pontos e multado em 50.000 euros e o Verona e o Sassuolo foram multados em 20.000 euros, enquanto na terceira divisão foram sancionados 11 clubes, tal como dois emblemas do futebol amador.

Os visados podem recorrer da sentença até à próxima semana.

A 01 de junho, 16 pessoas, incluindo Signori e Paoloni, foram detidos por alegado envolvimento num sistema de manipulação de resultados e apostas ilegais, havendo 18 jogos - maioritariamente nas séries B e C - sob investigação dos procuradores de Cremona.

Estas decisões surgem cinco anos depois do denominado processo “Calciocaos”, uma investigação sobre manipulação de resultados que incidiu sobre grandes clubes e conduziu à despromoção da Juventus à Série B e à aplicação de penalizações de pontos à Lazio, ao Milan, à Fiorentina e à Reggina.

Decorrentes deste escândalo, diversos processos e recursos estão ainda em curso na justiça italiana.