Pelo menos quatro jogos do principal campeonato italiano de futebol, previstos para hoje, foram adiados devido a surtos de covid-19 e respetivas ordens de confinamento das equipas por parte das autoridades locais de saúde.

Para já, Bolonha-Inter Milão, Atalanta-Torino, Fiorentina-Udinese e Salernitana-Veneza são as partidas em causa, num total de 10 jogos agendados para este dia de feriado em Itália. Somente a Udinese, 15.ª classificada, conta com um jogador português no plantel, o avançado Beto.

Ao todo, há mais de 70 atletas do campeonato transalpino atualmente infetados com o SARS-CoV-2.

A covid-19 provocou 5,4 milhões de mortes em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse, divulgado na sexta-feira.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários países.

Uma nova variante, a Ómicron, considerada preocupante e muito contagiosa pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foi detetada na África Austral, mas desde que as autoridades sanitárias sul-africanas deram o alerta, a 24 de novembro, foram notificadas infeções em pelo menos 110 países, sendo dominante em Portugal.