Francisco Conceição não deverá voltar ao FC Porto em junho. O jovem extremo está emprestado à Juventus, clube que já manifestou a intenção de ficar com o internacional português em definitivo.
"Ele ficará. Estamos perfeitamente de acordo em continuar juntos, mas temos de aguardar pelo momento certo para concretizar as coisas", garantiu Cristiano Giuntoli, diretor técnico da Juventus, citado pelo diário desportivo 'Gazzetta Dello Sport'.
Uma confirmação que vem na sequência do que avançou a imprensa italiana nos últimos dias, dando conta da vontade do clube de Turin em garantir os serviços, a título definitivo, do extremo de 21 anos.
Francisco Conceição leva dois golos e uma assistência em cinco jogos pela Juventus esta época. Esta noite foi titular na derrota da Vecchia Signora em casa diante do Estugarda, na Liga Europa. O jogador tem uma cláusula de rescisão de 45 milhões de euros, montante esse que baixará para os 30 milhões entre junho e julho de cada ano.
O FC Porto emprestou Francisco Conceição à Juventus em agosto, num negócio válido até ao final da temporada, mas sem cláusula de opção de compra obrigatória. Em comunicado publicado no seu sítio oficial na Internet, os 'dragões' detalharam que vão receber sete milhões de euros (ME) fixos pela cedência do extremo, aos quais se podem juntar mais três ME em variáveis, caso os 'bianconeri' se qualifiquem para a edição 2025/26 da Liga dos Campeões.
Francisco Conceição, de 21 anos, é o 10.º português a representar a Juventus, recordista de títulos de campeão em Itália (36).
Filho de Sérgio Conceição, ex-treinador 'azul e branco', o extremo estava a cumprir a segunda passagem pelo FC Porto, ao qual tinha voltado no verão passado por empréstimo dos neerlandeses do Ajax para somar oito golos e seis assistências em 43 jogos, convencendo os 'dragões' a exercerem uma opção de compra de 10,5 ME, verba superior aos cinco ME investidos pelo clube de Amesterdão dois anos antes na sua aquisição definitiva.
Francisco Conceição integrou os trabalhos de pré-época do conjunto orientado por Vítor Bruno em finais de julho, após alinhar pela seleção de Portugal na fase final do Campeonato da Europa, na Alemanha, mas esteve lesionado durante cerca de três semanas e falhou os primeiros quatro jogos oficiais em 2024/25.
Vencedor de um campeonato e duas Taças de Portugal, o extremo está vinculado ao FC Porto por cinco temporadas, até junho de 2029, com uma cláusula de rescisão de 45 ME, sendo que essa renovação foi oficializada em 23 de abril, a quatro dias das eleições mais concorridas da história do clube, nas quais o atual presidente André Villas-Boas destronou Pinto da Costa, líder há 42 anos e 15 mandatos.
Comentários