A Federação Italiana de Futebol voltou hoje a penalizar o Parma com a retirada de mais quatro pontos, o que torna a descida da equipa à Serie B no final da época um dado quase adquirido.

O clube, que está sob administração judiciária depois de ter sido declarada a falência a 19 de março por causa de um défice de 200 milhões de euros, já tinha sido punido com a retirada de três pontos por não pagar a jogadores e funcionários desde julho do ano passado.

Os jogadores ainda não receberam salários, razão pela qual foi aplicado ao Parma, clube no qual alinham os portugueses Varela e Pedro Mendes, esta nova sanção, que deixa a equipa com apenas 12 pontos, apesar das cinco vitórias e quatro empates que soma ao fim de 30 jornadas da Serie A e que corresponderiam a um total de 19 pontos.

A 17 pontos da Atalanta, primeira equipa que está acima da “linha de água”, é quase certo que o Parma vai deixar de estar entre os grandes do futebol italiano na próxima época.

Esta penalização da Federação italiana surge na sequência de uma vitória por 1-0 sobre os atuais campeões, a Juventus, que perdeu apenas uma vez na Liga italiana e que lidera com 12 pontos de avanço sobre o segundo classificado, a Lazio.