Inter e o AC Milan estão prestes a lançar uma nova proposta conjunta para construir um novo estádio, perto do icónico San Siro.

Giuseppe Sala, presidente da Câmara de Milão, e uma delegação dos dois clubes reuniram-se com os ministros da cultura e do desporto italianos para discutir a "ideia de construir um novo estádio no bairro de San Siro e desenvolver a área circundante".

O conceito prevê um novo uso para o atual estádio Guiseppe Meazza, cuja demolição foi um ponto crítico no projeto anteriormente apresentado por Inter e AC Milan, e que acabou por ser abandonado

De acordo com fontes ligadas à cidade de Milão, a reunião que deixou todas as partes "satisfeitas", de tal forma que os clubes começarão agora o longo processo burocrático necessário para concluir o projeto.

Este anúncio é o mais recente episódio de uma longa saga em torno do San Siro, que foi inaugurado em 1926 e desde então foi renovado várias vezes. Inter e AC Milan há muito que desejam um estádio mais moderno, por forma a aumentar receitas; no mês passado os dois emblemas rejeitaram uma proposta para modernizar e reestruturar o estádio atual, que é propriedade da cidade.

No início deste ano, o AC Milan comprou terrenos no subúrbio de San Donato Milanese, a sudeste da cidade, como parte de um plano para se relocalizar fora dos limites oficiais de Milão, na esperança de obter mais facilmente a aprovação para a construção.

Já o Inter tinha os seus olhos postos nas cidades de Rozzano e Assago, no sul de Milão, após considerar a possibilidade de construir em terrenos industriais no populoso subúrbio norte de Sesto San Giovanni.

A incerteza em torno do futuro do San Siro levou mesmo a UEFA a alterar o palco da final da Liga dos Campeões de 2027, não havendo ainda outro estádio escolhido.