A tetracampeã Juventus goleou o Palermo (4-0) e reforçou hoje a candidatura ao ‘scudetto’, numa jornada em que o Nápoles perdeu no sábado e está já a nove pontos de distância da liderança.

A ‘Juve’, que tem dominado o futebol italiano nos últimos anos, até teve um mau começo de campeonato, no qual chegou a andar nas últimas posições, mas recompôs-se com mérito próprio e demérito de adversários pouco constantes. A 33.ª jornada é um paradigma disso mesmo: a formação de Turim goleou, aproveitando da melhor forma a derrota do Nápoles com o Inter Milão (2-0) e o empate, hoje, da Roma, terceira classificada, na visita ao Atalanta (3-3).

Em Turim, Khedira (10 minutos), Pogba (71), Cuadrado (74) e Padoin (89) construíram o resultado da Juventus, enquanto a Roma ‘precisou’ do capitão e veterano Francesco Totti para evitar a derrota em Bérgamo.

Muito más notícias para a equipa, mas, sobretudo, para a 'squadra azzurra', poderá ser a ausência de Claudio Marchisio do Euro2016, depois de o jogador ter sofrido, ao que tudo indica, uma lesão nos ligamentos de um joelho.

Os romanos, terceiros na 'Série A', a 14 pontos da Juventus (estão 15 em disputa), estiveram a vencer por dois golos, permitiram a recuperação do Atalanta, mas Totti, que entrou aos 78, fez o 3-3, aos 85 minutos.

De volta às vitórias está a Fiorentina, de Paulo Sousa, que não vencia desde 21 de fevereiro, e que hoje bateu o Sassuolo por 3-1. A equipa treinada pelo antigo médio internacional português está segura no quinto lugar – com uma vantagem de dez pontos para o AC Milan (6.ª) e a seis pontos da Roma (3.ª), em lugar de ‘play-off’ para a Liga dos Campeões.

Em outros jogos, a Udinese, com Bruno Fernandes a titular, empatou sem golos com o Chievo, e continua a salvo da despromoção, com mais cinco pontos em relação ao Frosinone, o primeiro na zona de descida, e que hoje bateu o último, o Verona (2-1).