O primeiro-ministro de Itália, Giuseppe Conte, anunciou este domingo que os grupos colectivos desportivos, nomeadamente equipas de futebol, têm permissão para retomar a atividade a 18 de maio.

Porém, em entrevista à RAI, o ministro do desporto italiano, Vincenzo Spadafora, esclareceu que, apesar de as equipas irem regressar aos treinos nessa dada, isso não significa necessariamente que a Serie A venha a ser retomada.

"Os treinos vão ser retomados dias dia 18, mas apenas se todas as condições de segurança foram garantidas nas próximas semanas. Não quero penalizar ou impedir o regresso do futebol, mas temos de ter a certeza que rígidos protocolos estão prontos. Muitas Ligas por toda a Europa decidiram terminar os seus campeonatos mais cedo. Nós não estamos inclinados para isso, mas existem muitas dúvidas e a situação é bastante complicada", frisou Vincenzo Spadafora.

O ministro acrescentou que um eventual regresso da competição dependerá muito dos comportamentos tomados aquando do retomar dos treinos. "Ninguém pode tomar nada por garantido e não é certo que a temporada continue. Essa oportunidade terá de ser conquistada com o comportamento correto", sublinhou na mesma entrevista à 'RAI'.