José Mourinho falou esta sexta-feira sobre a rapidez com que conquistou títulos nos diferentes campeonatos por onde passou e da importância da sua liderança enquanto treinador.

Em entrevista à 'Sky Sports', o técnico português explicou o que sempre fez de diferente para alcançar o sucesso.

"Tentei entender a equipa, estudei-a. Tentei retirar o melhor das diferenças ao tentar pôr em prática as minhas próprias ideias, mas, ao mesmo tempo, respeitar as culturas locais e, no meu caso, também o sentimento geral e abordagem ao jogo", confessou.

Mourinho conquistou títulos em Portugal, Itália, Espanha e Inglaterra e foi lá que colocou em prática os segredos para o sucesso. "Foi imediatamente. Na primeira ou no máximo na segunda temporada", atirou.

Mas a verdade é que os anos passaram e o nome 'Special One' não foi esquecido. Já em 2022, o treinador da AS Roma conquistou a Conference League e mostrou que ainda pode ensinar as novas gerações sobre a liderança de um treinador.

"Liderança significa que as pessoas têm de te seguir. E para que elas te sigam, tens de acreditar em ti mesmo. No meu caso enquanto líder, isso significa ter a responsabilidade de não deixares as tuas pessoas ficarem mal. Tens de estar com eles e disponível para eles, a toda a hora. Eles têm de confiar em ti", concluiu.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.