O Nápoles venceu hoje em San Paolo de forma concludente (3-0) a Juventus e subiu ao segundo posto da Liga italiana de futebol, numa 19.ª jornada em que o líder AC Milan empatou (4-4) em casa com a Udinese.

A figura do jogo foi o internacional uruguaio Edinson Cavani, contratado por empréstimo ao Palermo esta época, com opção de compra em Junho próximo por 20 milhões de euros, depois de se ter destacado no Mundial da África do Sul, autor dos três golos, aos 20, 26 e 54 minutos.

A equipa napolitana ganhou em vários campos, uma vez que além dos dois pontos perdidos pelo líder, também a Lázio, que estava isolada no segundo posto, com 34 pontos, perdeu, surpreendentemente, em casa com o Lecce (2-1), enquanto a AS Roma, quarto classificado, “tropeçou” na deslocação a Génova, perdendo por 2-1 com a Sampdoria.

Ao mesmo tempo, ao vencer a Juventus, afastou-a praticamente da luta pelo título, tendo em conta o atraso de nove pontos que a “Vecchia Signora” regista para o líder AC Milan, que soma 40 pontos, mais quatro do que o Nápoles.

Em franca recuperação, sobretudo depois da entrada do brasileiro Leonardo para o comando técnico em substituição do espanhol Rafael Benítez, está o Inter, actual campeão europeu e mundial, que venceu fora o Catania por 2-1, com dois golos do argentino Cambiasso, depois de na jornada anterior ter batido o Nápoles por 3-1 em San Siro.

O Génova, com Eduardo a titular e Miguel Veloso a começar no “banco” – entrou aos 41 minutos para o lugar de Kharja –, não foi além de um “nulo” em casa do Cesena, caindo para o 11.º lugar, agora com 23 pontos, ultrapassado pelo Bolonha, que foi a Bari vencer por 2-0.

Nos outros jogos da 19.ª jornada, o Chievo obteve um “nulo” na recepção ao Palermo, a Fiorentina venceu por 3-2 o Brescia, em Florença, e o Parma deixou-se surpreender em casa pelo Cagliari, ao perder por 2-1.