Vítor Baía é o embaixador nacional da Danone Nations Cup, o único Campeonato do Mundo de Futebol sub-12 e que tem o apoio da FIFA, da FFF (Federação Francesa de Futebol) e do Ministério de Saúde francês.

O antigo guarda-redesda selecção nacional tem hoje uma Fundação com o seu nome, cujo objectivo é o apoio e desenvolvimento social e educativo das crianças mais jovens e desfavorecidas, e por isso mesmo afirma que esta iniciativa faz todo o sentido.

«Foi com grande orgulho que aceitei este convite da Danone. Trata-se de um torneio que tem por principal objectivo ajudar jovens com dificuldades e que tem uma preocupação com a inclusão social. O desporto tem grande importância no desenvolvimento e vida de todas as crianças, sendo um veículo de valores e princípios importantes.»

O torneio visa encorajar os mais novos a adoptar um estilo de vida saudável, associando a prática de desporto a uma alimentação saudável, assim como promover a inserção social de crianças e jovens mais desfavorecidos.

O torneio leva já onze anos de história, conta actualmente com 40 países dos cinco continentes, e decorre em quatro fases, desde as inscrições (até dia 15 de Março), até à fase final internacional, em que a equipa vencedora do torneio em Portugal irá disputar o título de campeã do Mundo de sub-12 em Madrid, no final de Setembro de 2011.