O FC Porto chega a esta Supertaça Europeia, no Mónaco, com um percurso quase imaculado na época passada.

Em competições internacionais, a primeira “manita” (cinco golos) foi no Estádio do Dragão, contra o Spartak de Moscovo, em jogo dos quartos de final da Liga Europa 2010/2011. O resultado da primeira mão terminou com um 5-1.

Na fase seguinte, os Dragões repetiram a proeza na prova, ao bater o Villarreal de Espanha por 5-1, mas a particularidade desta “manita” é que todos os cinco golos foram marcados no segundo tempo, quando o FC Porto saiu para o intervalo a perder por 1-0 em pleno Estádio do Dragão. Falcao, que hoje é jogador do Atlético de Madrid, fez um póquer.

Na I Liga da época passada, o FC Porto também levantou a mão bem alto por duas vezes, mas uma soube melhor do que a outra. A primeira goleada por cinco aconteceu no Estádio do Dragão, na jornada 8, contra a União de Leiria, onde os leirienses apenas tiveram tempo para marcar um golo de honra. Mas a “manita” mais saborosa dos Dragões foi quando receberam o Benfica, na jornada 10 do campeonato, e os encarnados levaram para Lisboa uma mão cheia de golos.

O adversário desta noite do FC Porto, o Barcelona, também saboreou uma “manita” em Camp Nou, contra o eterno rival Real Madrid, na jornada 13 da época passada, em jogo para o campeonato espanhol, que acabaria por vencer.

Antes, em Outubro, os pupilos de Pep Guardiola receberam e golearam o Sevilha por 5-0, na ronda número 9 da Liga espanhola, e mais duas “manitas” seguidas, na jornada 15 e 16, frente ao Real Sociedad (5-0) e Espanhol (5-1) respetivamente.

Na “Champions” da época passada, o Barcelona começou a prova a golear por 5-1 o Panathinaikos, na fase de grupos, e só repetiria o feito na primeira mão dos quartos-de-final contra o Shakhtar Donetsk (5-1).

Quem pensa que as “manitas” catalãs ficam por aqui na época 2010/2011 enganem-se. Na Copa del Rey, que acabaria por perder na final para o Real Madrid, o Barcelona goleou por 5-1 o Ceuta nos 16 avos de final e o Betis por 5-0 nos quartos.

No duelo das “manitas”, os catalães levam a vantagem sobre os portuenses. Agora resta saber qual a equipa vencedora da Supertaça Europeia e quantos dedos se levantarão no Estádio Louis II, no Mónaco.