O FC Porto viveu ontem mais uma noite de sonho depois de ter conquistado a sua segunda Liga Europa ao bater o compatriota Sporting de Braga por 1-0 na Arena de Dublin, graças ao golo do melhor marcador da prova, o colombiano Radamel Falcao.

Os Dragões somaram o seu quarto troféu europeu (Taça dos Campeões Europeus de 1987 em Viena, Taça UEFA de 2003 em Sevilha, Liga dos Campeões de 2004 em Gelsenkirchen e Liga Europa em 2011) e, em Agosto, preparam-se para medir forças com o vencedor da Liga dos Campeões deste ano no Mónaco.

Barcelona e Manchester United são os finalistas que a 28 de Maio irão disputar, em Wembley, Londres, o troféu da prova milionária.

Recorde-se que na edição anterior da Supertaça Europeia, o vencedor da Liga Europa, o Atlético de Madrid, foi mais forte que o Inter de Milão, vencendo os italianos por 2-0 a 27 de Agosto.

Esta será a terceira presença da equipa da cidade do Porto no primeiro jogo europeu da época 2011/2012.

Em 1987, os Dragões disputaram o prémio com os holandeses do Ajax e acabaram por sair vencedores (2-0 no agregado, uma vez que nesta altura ainda se disputava a duas mão). Em 2003, depois de ter vencido o Celtic de Glasgow na final da Taça UEFA, o FC Porto encontrou no Mónaco o AC Milan e os italianos levaram o troféu para casa ao bater a equipa orientada por José Mourinho por 1-0. A última presença dos azuis e brancos deu-se no ano seguinte, depois de terem vencido a Liga dos Campeões em Gelsenkirchen, somando nova derrota (2-1), desta vez com os espanhóis do Valência.

Em três presenças na Supertaça Europeia, o FC Porto tem um saldo negativo de duas derrotas e uma vitória. No final de Agosto deste ano veremos se André Villas-Boas é capaz de começar a época a vencer.