O verão tem sido quente para os lados da Segunda Circular. Mais do que tudo o resto, a mudança de Jorge Jesus para o rival Sporting concentrou atenções, mas o mercado de transferências de jogadores também tem deixado os adeptos 'colados' aos ecrãs à espera de novos craques.

Tanto na Luz como em Alvalade houve mudanças relevantes, embora as estratégias no mercado tenham sido algo diferentes. No Benfica, Luís Filipe Vieira tem procurado colmatar lacunas criadas pelas saídas. O trabalho tem sido feito, mas ainda não parece estar terminado.

Olhando para as grandes mudanças no plantel principal até ao momento: Maxi Pereira rumou a norte e os 'encarnados' optaram por renovar o empréstimo de Sílvio, que para já assume-se como o mais forte candidato ao lado direito da defesa. O guarda-redes suplente Artur Moraes saiu, entrou Ederson. Loris Benito, também ele segunda escolha, regressou à Suíça e entrou Marçal, enquanto André Almeida se mantém como candidato a vários lugares, incluindo o de lateral esquerdo. Taarabt, Carcela e Bilal Ould-Chick chegam para dar 'luta' aos criativos Talisca, Gaitán e Salvio (este último recupera de lesão grave), com Djuricic a tentar afirmar-se após o regresso de empréstimo.

A incógnita, por agora, reside no ataque. Lima agarrou uma boa oportunidade a nível financeiro e viajou para o Qatar, deixando Jonas como único avançado com provas dadas ao mais alto nível. Jonathan Rodríguez e Nélson Oliveira são, até ver, os candidatos à vaga de Lima, mas os adeptos esperam pela chegada de um novo '9' de qualidade. Fala-se em Soldado, Chicharito, Llorente, mas por agora não há fumo branco. Caso não haja surpresas até domingo, é bastante possível que os 'encarnados' entrem em campo no Algarve com o ainda algo inexperiente Jonathan no 'onze', ou até com Jonas como único ponta-de-lança.

Em Alvalade, e com a chegada de Jorge Jesus, aumentou o nível de exigência em termos de transferências. Os 'leões' recrutaram jogadores de maior craveira internacional para juntar a um plantel que manteve as grandes referências. A saída mais relevante acabou por ser mesmo a de Cédric, que rumou ao futebol inglês, mas para essa posição Bruno de Carvalho recuperou um jogador que conhece bem a casa: João Pereira. No eixo, as saídas de Sarr e Maurício foram colmatadas com as chegadas de Naldo e Ciani - este último até pode vir a sair. Ewerton passou ainda a ser 'leão' em definitivo.

Ao contrário do rival, o Sporting conseguiu manter, até ver, todas as referências ofensivas da última época - Slimani, Montero, Carrillo - e juntou-lhes Bryan Ruiz e Téo Gutiérrez, dois jogadores em busca da plena afirmação mas com credenciais inegáveis. Carlos Mané deverá também ser aposta e o meio-campo continua praticamente como estava, à exceção da aposta em Wallyson. Kevin-Prince Boateng, segundo as últimas notícias, terá reprovado nos testes médicos.

Até ao fecho do mercado ainda poderá haver novidades nos reinos de 'águias' e 'leões', mas para já destaca-se a forte aposta do Sporting na nova temporada, com a equipa de Jorge Jesus a tentar subir um degrau no futebol português e afirmar-se em definitivo como candidato ao título português. No Benfica tenta-se repetir o sucesso das últimas épocas, faltando saber se os reforços serão realmente apostas regulares de Rui Vitória, que ainda estará atento ao mercado.

Veja a galeria dos principais reforços de Benfica e Sporting.

*Notícia atualizada às 11h27.