Benfica e Sporting vão defrontar-se apenas pela terceira vez na Supertaça Cândido de Oliveira de futebol, no domingo, no Estádio Algarve, quase 28 anos depois do último confronto na prova, cujo desfecho ‘sorriu’ aos ‘leões’.

Os rivais lisboetas cruzaram-se somente em duas ocasiões na Supertaça, que se saldaram num triunfo para cada um dos lados, ambos na década de 80 e em finais disputadas a duas mãos.

A decisão de 1980 coincidiu com a estreia das duas formações na prova, tendo a primeira mão terminado com um empate 2-2, em Alvalade, com golos de Rui Jordão (dois) para os ‘verde e brancos’ e de Carlos Manuel e César para os ‘encarnados’.

Cerca de um mês e meio depois, na partida da segunda mão, na Luz, Rui Jordão voltaria a ‘faturar’ para o Sporting, então orientado por Fernando Mendes, mas Nené e Vital carimbaram o triunfo benfiquista, por 2-1, e garantiram a primeira Supertaça do historial das ‘aguias’, que eram comandadas pelo húngaro Lajos Baróti.

O reencontro entre os velhos rivais dar-se-ia sete anos depois, em 1987, mas desta feita com desfecho contrário. O conjunto de Alvalade, treinado pelo inglês Keith Burkinshaw, venceu os dois jogos (3-0 na Luz e 1-0 em Alvalade), conquistando, dessa forma, a sua segunda Supertaça.

Nas 36 edições da Supertaça, o Benfica participou em 16 e venceu cinco, a última das quais no ano passado, frente ao Rio Ave, após o desempate por grandes penalidades.

Já o Sporting venceu sete das oito Supertaças que disputou, a mais recente em 2008, quando derrotou o FC Porto, com um ‘bis’ de Yannick Djaló (2-0), sendo que a única derrota dos ‘leões’ aconteceu na já referida edição de 1980, com os ‘encarnados’.

A 37.ª edição da Supertaça Cândido de Oliveira disputa-se no domingo, a partir das 20h45, no Estádio Algarve, com arbitragem de Jorge Sousa (Porto).