A GNR vai destacar 500 militares para garantir a segurança da Supertaça Cândido de Oliveira em futebol, que Benfica e Sporting disputam no domingo, no Algarve, e que vai ter lotação esgotada, anunciou o major Marco Cruz.

O oficial da GNR esteve hoje na conferência de imprensa de segurança da partida e adiantou que vão estar envolvidos no dispositivo os comandos territoriais a sul do Tejo (Setúbal, Beja e Faro), com militares das valências de Trânsito, Investigação Criminal e Ordem Pública.

Na de Ordem Pública, além das equipas de intervenção, vão estar também incluídos no dispositivo as unidades de cavalaria e cinotécnica, as primeiras consideradas de “grande importância para garantir a segurança nas zonas limítrofes do estádio e nos parques de estacionamento”, disse a mesma fonte.

Devido à lotação esgotada, o jogo foi classificado como sendo de “risco elevado”, precisou o major da GNR, frisando que isso é uma obrigação legal sempre que é passada a quota de 80 por cento da lotação do recinto ocupada e o plano de segurança começará a ser operacionalizado sábado, às 09:00.

“No estádio, já estão distribuídos cerca de 28.700 bilhetes, significa portanto que temos lotação esgotada neste jogo, que terá início às 20:45 de domingo, as portas abrirão às 18:15 e para garantir a segurança de todas as pessoas que se deslocam ao estádio, a GNR vai mobilizar cerca de 500 militares nas mais diversas valências”, afirmou Marco Cruz.

O dispositivo de trânsito irá “dar garantias de segurança a todos os que fizerem as viagens até ao Algarve”, sobretudo nas “vias que vêm confluir ao estádio Algarve”, sendo “o maior esforço exercido na Autoestrada 2 (A2), no Itinerário Complementar 1 (IC1) e já no Algarve na A22, no IC4 e na Estrada Nacional 125 (EN125)”, disse.

As equipas e as respetivas comitivas vão também ser acompanhadas desde os locais de estágio até às zonas onde vão ficar instaladas no Algarve e depois no trajeto até ao estádio, acrescentou, apelando aos adeptos do Benfica que façam a viagem até sul pela A2 para pararem na áreas de serviço de Alcácer do Sal e Aljustrel e aos do Sporting para o fazerem nas de Grândola e Almodôvar.

O efetivo da Investigação Criminal vai assegurar o controlo das zonas limítrofes do estádio, onde vão estar também elementos das unidades cinotécnica e de cavalaria e onde a GNR definiu parques de estacionamento específicos para os adeptos de cada clube, com os do Benfica a ficarem na zona sul do estádio e os do Sporting na zona norte, referiu ainda Marco Cruz.

A GNR apelou ainda aos adeptos para se deslocarem cedo para recinto para evitar filas de trânsito nos acessos ao estádio e advertiu que poderão fazer testes de alcoolemia e impedir a entrada a quem acusar uma taxa de álcool no sangue superior ou igual a 1,2 gramas por litro.

A GNR adiantou que vai estar também atenta à venda ilegal de bilhetes, com elementos da Investigação Criminal.