Benfica e Vitória de Guimarães dão o pontapé de saída na época futebolística 2017/18, este sábado, ao defrontarem-se na Supertaça Cândido de Oliveira, dois meses após os lisboetas se terem imposto por 2-1 na final da Taça de Portugal.

A 28 de maio, os golos dos Raul Jiménez e Salvio, aos 48 e 53 minutos, valeram ao Benfica a conquista da ‘dobradinha’, uma vez que se tinha sagrado tetracampeão nacional pouco tempo antes, tendo os minhotos reduzido aos 78, por intermédio de Zungu.

O Vitória Guimarães vai entrar no relvado do Estádio Municipal de Aveiro na condição de finalista vencido da Taça de Portugal, mas foi, precisamente, nessa condição que venceu pela única vez a prova, em 1988, frente ao FC Porto, numa altura em que a competição era decidida em duas mãos.

Recordista de títulos no campeonato, Taça de Portugal e da recém-criada Taça da Liga, o Benfica é apenas a terceira ‘potência’ na Supertaça, com seis troféus conquistados, atrás do FC Porto, com 20 – mais do que todos os outros vencedores juntos – e do Sporting, com oito.

Em contraponto com os seis triunfos na prova (1980, 1985, 1989, 2005, 2014 e 2016), o Benfica já perdeu 12 finais (média de sucesso de 33,3%), 10 das quais frente ao rival portuense, enquanto o Guimarães perdeu duas, ambas também frente ao FC Porto.

As duas equipas sofreram o mesmo número de baixas no plantel em relação aos ‘onzes’ iniciais da final da Taça de Portugal, com o Benfica a rechear os ‘cofres’ com as transferências milionárias de Ederson (Manchester City), Lindelof (Manchester United) e Nelson Semedo (FC Barcelona).

O Guimarães também transacionou o defesa Gaspar para a Fiorentina, tendo o técnico Pedro Martins perdido ainda Marega e Hernâni, os dois melhores marcadores dos vimaranenses na época passada, que estavam emprestados pelo FC Porto e regressaram ao clube portuense.

Com um triunfo robusto sobre o Sporting (3-0), no último jogo de preparação, os minhotos parecem estar a acusar menos as ausências do que o Benfica, cuja defesa, desfalcada dos seus três elementos mais influentes, sofreu 14 golos em seis partidas durante a pré-época.

Quem deverá ocupar o seu lugar no centro da defesa apresentada pelo treinador Rui Vitória será o ‘capitão’ Luisão, que, aos 36 anos, poderá conquistar o 20.º troféu com a camisola do Benfica e tornar-se o jogador benfiquista mais titulado, superado Nené, que tem 19.

Na época passada, os minhotos foram um adversário ‘simpático’ para Benfica, que venceu todos os quatro jogos disputados entre as duas equipas, para a Liga (2-0 e 5-0, no jogo em que se sagrou virtual campeão), Taça da Liga (2-0) e Taça de Portugal (2-1).

O jogo da Supertaça Cândido de Oliveira, entre o Benfica e o Vitória de Guimarães, que marca o arranque oficial da temporada 2017/2018, tem início marcado para as 20:45 horas, no Estádio Municipal de Aveiro.

"Artigo originalmente publicado a 03/08