Foi uma goleada calma e sem grandes correias, aquela que o Sporting impingiu ao Feirense, em jogo da derradeira ronda da fase de grupos da Taça da Liga. Era obrigatório ganhar e por muitos golos e assim fizeram os jogadores leoninos, oferecendo aos seus adeptos mais uma goleada, a sétima em nove jogos desde que Keizer pegou na equipa. Os 'leões' juntam-se ao Benfica e SC Braga na 'final four' da Taça da Liga.

O jogo: eficácia leonina voltou a fazer a diferença

Foi o Sporting de sempre, a fazer da eficácia a sua força para vergar um Feirense que tinha aspirações em seguir em frente na prova. O empate chegava para os de Santa Maria da Feira, desde que o Estoril não vencesse o Marítimo, mas cedo o Sporting começou a ditar leis, sem ser avassalador.

Mesmo com cinco mudanças no onze, em relação à equipa que perdeu com o Vitória de Guimarães na semana passada, o Sporting foi melhor, embora não tenha deslumbrado. Marcou ao primeiro remate e foi gerindo o jogo, marcando aqui e acolá até a goleada final.

Claro que o golo cedo, de Raphinha, logo aos cinco minutos, ajudou e muito (VEJA O GOLO). O Feirense sabia que tinha de ir à procura do resultado, frente a uma equipa em grande momento. Quando Bruno Fernandes fez o 2-0 aos 22 minutos (VEJA O GOLO), a formação de Nuno Manta Santos deu conta que tinha uma 'montanha' para escalar. Mesmo que Tiago Silva tenha reduzido (VEJA O GOLO) dois minutos depois, nada se alterou no rumo do jogo.

No segundo tempo, Bas Dost (VEJA O GOLO) e a infelicidade de Luís Machado (VEJA O GOLO) deram corpo a uma vitória sem contestação, num jogo onde o Sporting nem precisou de acelerar para golear. A eficácia voltou a fazer a diferença.

Uma palavra para Bas Dost que chegou aos 16 golos em 15 jogos esta época pelo Sporting. Registo notável, mesmo sabendo que 38 por cento (seis) dos golos forma obtidos de grande penalidade. O holandês marcou em todas as provas que disputou esta época.

Marcel Keizer termina 2018 com oito vitórias e uma derrota ao comando do Sporting, 34 golos marcados e 10 sofridos.

Momento-chave: Mathieu evita empate em jogada de três para um

Aos 57 minutos, Crivellaro passou por Coates e corria para a área, numa situação de três para um, mas Mathieu conseguiu, no derradeiro segundo, cortar o passe do extremo. O lance podia acabar no 2-2.

Polémica: duas grandes penalidades que não convenceram muito

O árbitro Rui Costa não teve muito trabalho mas foi forçado a intervir nalguns lances difíceis. Assinalou duas grandes penalidades que não convenceram toda a gente. Primeiro aos 24 minutos, de Petrovic sobre Crivellaro (o sérvio saltou para cima do extremo do Feirense).

O segundo, de Philipe Sampaio sobre Bas Dost aos 59 minutos, num lance onde parece ser o avançado a forçar a queda, apesar de estar a ser agarrado.

Depois expulso Tiago Silva por palavras.

Os Melhores: Brígido evitou males maiores, Bruno Fernandes voltou a brilhar

O Feirense bem pode agradecer ao seu guarda-redes o resultado ter ficado em 4-1. Bruno Brígido fez boas intervenções e mostrou que é uma boa alternativa para a baliza dos de Santa Maria da Feira.
Bruno Fernandes fez um golaço e esteve nos principais lances de perigo do Sporting. Está a fazer uma grande época.

Os Piores: Philipe Sampaio nervoso, Crivellaro e Edinho apagados

Do Feirense, destaque para Philipe Sampaio, pela negativa. O central esteve muito nervoso no jogo, provocando os jogadores do Sporting em várias situações e cometendo várias faltas. Podia ter sido expulso no lance da grande penalidade mas Rui Costa não mostrou-lhe o segundo amarelo.

O Feirense não conseguiu exprimir-se melhor a nível ofensivo porque as principais unidades estiveram muito apagadas. Edinho raramente apareceu e Crivellaro não deu o que Manta Santos precisava no corredor esquerdo.

Reações:

Keizer: “Somos uma equipa sem pré-época. Temos de ajustar algumas coisas”

Manta Santos: “Sporting fez golo no primeiro remate à baliza”

Raphinha antecipa meia-final com Braga: “Vamos lá impor o nosso ritmo e vencer”

Crivellaro: “Normalmente na Taça da Liga passam os grandes. O nosso objetivo é a manutenção”

Veja o resumo do jogo